Itens filtrados por data: Segunda, 18 Março 2019
Companhia de Saneamento de Sergipe - Itens filtrados por data: Segunda, 18 Março 2019

Evento realizado durante a Semana da Água ensina crianças sobre a importância do uso consciente da água

Crianças com ouvidos e olhos atentos e voltados para a fala da palestrante. Isso significa que, muito possivelmente, as informações que foram passadas durante a palestra “Uso Consciente da Água”, logo, logo serão reproduzidas adiante.

“Nós aprendemos que não podemos desperdiçar água, porque sem água a gente não vive”. A fala cheia de sabedoria é de Cauê Ruan, de 12 anos, um dos estudantes que participaram do evento promovido pela Legião da Boa Vontade (LBV), para celebrar a semana da água, na manhã desta terça-feira (19).

Para o evento, a LBV convidou a Companhia de Abastecimento de Sergipe (Deso), que foi representada pela técnica em Saneamento Ambiental da Deso, Vanessa Souza Rezende, que explicou aos pequenos a importância da preservação. Segundo ela, a conversa com as crianças possibilitou explicar a melhor forma do uso consciente dos recursos hídricos, sem desperdícios e ainda pode ressaltar a necessidade da conservação ambiental de uma forma crítica, para que os pequenos ouvintes aprendam sobre a utilização correta desse recurso.

"A Educação ambiental tem que ser trabalhada de forma contínua. A Deso está presente o ano inteiro, realizando palestras e rodas de conversas nas escolas. É uma forma da comunidade conhecer outras atividades que a Companhia desenvolve”, explicou.

A representante da Companhia ainda disse que escolheu trabalhar essa temática com as crianças, na semana da água, porque o assunto é de interesse para esse público, já que são multiplicadores de informação.

“É importante trabalhar a educação ambiental em casa, ensinando os pais e vizinhos sobre a questão do desperdício de água e seu uso consciente. A Coordenação de Educação Ambiental trabalha com os alunos a educação ambiental crítica, onde a criança reflete sobre certas situações como, por exemplo, a escassez hídrica. Fazemos com que a criança analise sobre o que está ocorrendo no planeta e o que pode afetar a sua vida", relatou.

A assessora de Comunicação da LBV, Vânia Bandeira, ressaltou que as crianças são peças fundamentais na modificação positiva das rotinas familiares, além de compartilharem as informações.

"Só temos que registrar a gratidão pela parceria com a Deso. A importância da empresa em somar forças com a LBV é visível. Uma palestra educativa como a que foi proferida pela representante da Companhia, conscientiza as nossas crianças, pois sabemos que o público infantil é o futuro do nosso planeta”, agradeceu a assessora.

54517726 268396414072740 1155913821206872064 n

E os resultados são rápidos. Logo Guilherme, de 11 anos, percebeu que, em casa, é preciso estar mais atento ao uso da água. De acordo com o garoto, o que foi aprendido na palestra vai ser levado para casa e posto em prática. “Vou dizer a meu pai para não usar tanta água quando for lavar o carro, porque a água doce já está acabando e sem água não podemos viver”, explicou.

É de consumidores assim, conscientes e prontos para a mudar costumes e rotinas em nome de um bem comum, que a Deso mantém um núcleo de educação ambiental atuando em escolas e entidades ligadas a educação.

“É importante entender que a água é um bem finito e que, por isso, através das crianças, que possuem um poder incrível de modificação dentro das famílias, possamos ampliar o debate sobre o tema e que possamos ter resultados positivo no dia a dia de todos que participaram e das suas famílias", concluiu a técnica da Deso.

 

54386853 1013695148801037 2958691923834961920 n

A ação foi realizada após pedido da população sobre a presença de um vazamento de esgoto nas proximidades de uma creche

Texto: Agência Sergipe de Notícias

 

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou, na manhã desta segunda-feira (18), o trabalho de desobstrução e limpeza de um esgoto no bairro 17 de Março, na Zona de Expansão de Aracaju. A ação foi motivada pelo apelo da comunidade local que informou ao órgão sobre a problemática.

Segundo informações da Deso, a equipe se dirigiu ao local assim que foi notificada sobre a ocorrência. Lá, constataram que, nas proximidades de uma creche, parte do esgoto havia estourado -- fator que provocou alagamento em parte da rua.

Ainda durante a ação da equipe técnica, os serviços de desobstrução e limpeza do entorno foram executados e, após conclusão, a água acumulada na via foi completamente escoada.

A Deso reforça que, em situações como a dessa rua, podem ser informadas à Companhia através do 08000790195 -- e ressalta a necessidade da realização de todo o protocolo de atendimento. Esta medida garante celeridade na operacionalização dos serviços.

 

56820a7d943c9e81ed94bd5803f2560b

c13818cd68a5e36f96f57a269c830a9c

Terça, 19 Março 2019 08:32

Povoados Forges e Badajos - Japaratuba

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso informa que, os povoados Forges e Badajos, em Japaratuba, estão com o abastecimento de água comprometido, em razão de uma manutenção.

As equipes estão trabalhando para concluir o serviço até o final do dia (19/03/2019), sendo o abastecimento restabelecido gradativamente após a manutenção. Se os serviços forem concluídos antes do previsto, o abastecimento será retomado sem qualquer outro aviso.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Assessoria de Comunicação da Deso

Terça, 19 Março 2019 08:09

Aracaju

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso informa que, em virtude de manutenção na rede de distribuição de água, haverá interrupção no abastecimento de água no bairro Aruana em área limitada pelas Rua Xisto de Carvalho, Rodovia dos Náufragos, Rua B (Condominio Brisa Mar), Rua Maria Vasconcelos, Rua 2 (Costa Verde), Rua O(Costa Verde) e Rua N (Residencial Horto do Carvalho) no dia 19/03/2019.
 
A conclusão do serviço está prevista para as 14h, sendo o abastecimento restabelecido gradativamente após a manutenção. Se os serviços forem concluídos antes do previsto, o abastecimento será retomado sem qualquer outro aviso.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Assessoria de Comunicação da Deso

canais-atend-interno

Acesso a Informação

transp


office365-webmail