ImprensaNotíciasItens filtrados por data: Quinta, 08 Março 2018
Companhia de Saneamento de Sergipe - Itens filtrados por data: Quinta, 08 Março 2018

A Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso, através da Gerencia Socioambiental – GESA, da Diretoria de Meio Ambiente e Engenharia - DMAE , informa a todos que nos dias 27 e 28 de março, a partir das 7h15 , irá promover o II Simpósio de Gestão Ambiental da Deso. O evento abordará " As novas demandas para a sobrevivência do Rio São Francisco".

 

 

 

 

II SIMPÓSIO DE GESTÃO AMBIENTAL DA DESO

“As Novas Demandas Para a Sobrevivência do Rio São Francisco”

27 e 28 de março de 2018

O II SIMPÓSIO DE GESTÃO AMBIENTAL DA DESO

 

O II Simpósio de Gestão Ambiental da DESO, cujo tema abordará “As novas demandas para a sobrevivência do Rio São Francisco”, reunirá especialistas na área de Saneamento, Engenharia e afins, criando um espaço de interlocução para apresentar um panorama da realidade hídrica da Bacia do São Francisco e o impacto da crise para a região Nordeste, difundindo as diretrizes da gestão dos recursos hídricos no Estado, no que concerne ao abastecimento sustentável da população. O debate visa o fomento de ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água, objetivando envolver a sociedade nas discussões sobre a desafiadora missão de garantir o abastecimento de água suficiente em quantidade e qualidade a todos os sergipanos.

PÚBLICO ALVO

- Empregados da DESO (30 vagas)

- Acadêmicos da área de Saneamento, Meio Ambiente e Engenharia (30 vagas)

LOCAL

Auditório Central da DESO

Rua Campo do Brito, 331 – 13 de Julho – Aracaju/SE

INSCRIÇÕES(encerradas)

De 01 de março a 16 de março de 2018, no limite de vagas, através de ficha de inscrição disponibilizada no site da Deso (www.deso-se.com.br).

ASSISTENTE

As inscrições para a categoria ASSISTENTE são destinadas aos empregados e/ou colaboradores da DESO, indicados por sua gerência. É obrigatória a apresentação do comprovante na recepção do II SGA, no primeiro dia do evento para retirada do material.

ESTUDANTE

Somente serão aceitos na categoria ESTUDANTE os matriculados na graduação ou na pós-graduação, mediante a comprovação por documento emitido por sua Instituição de Ensino. É obrigatória a apresentação do comprovante na Secretaria do II SGA, no primeiro dia do evento para retirada do material.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 27 de março de 2018

7h15 Credenciamento e Distribuição de Material

8h Apresentação do Coral Cantar das Águas, composto por empregados da DESO.

8h30 Composição da Mesa com Diretores da DESO

Palavra de Abertura - Engº Carlos Fernandes de Melo Neto

Diretor Presidente da DESO.

(Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos/SP, Pós Graduado em Gestão de Recursos Hídricos pela UFS, Pós Graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias pela UFS, Engenheiro na Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO, desde maio de 2005, sendo Gestor de diversas Unidades da Empresa, Diretor Técnico e Diretor de Meio Ambiente e Engenharia da DESO. Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano).

8h45 Talk Show

“O Panorama do Rio São Francisco e as Perspectivas para seu Futuro”.

Facilitador: Prof. Dr. Gregório Guirada Faccioli - (Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, Prof. e Orientador do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UFS, Prof. e Orientador do Mestrado em Recursos Hídricos – PRORH/UFS)

Facilitador: Prof. Dr. Antenor Oliveira Aguiar – (Pós-doutor em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Instituto de Agricultura Sustentável na Espanha, Professor Associado do Departamento de Engenharia Agronômica da UFS).

Mediador: Eng. José Gabriel Almeida de Campos - (Engenheiro Civil pela Faculdade Pio Décimo, Pós Graduando em Gerenciamento de Projetos pela fundação Getúlio Vargas, sendo Gestor de diversas Unidades da Empresa, Gestor de Operações de Regional Sertão/DESO, Gestor de Projeto de Duplicação da Adutora do São Francisco/DESO e, atualmente, Diretor de Meio Ambiente e Engenharia da DESO).

10h15 Palestra

“Discussão sobre a Transposição do Rio São Francisco e a Repercussão no Seu Baixo Curso”

Facilitador: Msc. José Maciel Nunes de Oliveira - (Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela UFRJ, Graduado em Comunicação Social pela UFAL, Pós graduado em Gestão de Recursos Hídricos pela UFBA, Pós Graduado em Direito Ambiental pela UNB e Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco).

11h15 Debate

11h45 Momento de Integração

12h Encerramento

 

Dia 28 de março de 2018

8h Painel: Os Comitês de Bacias Hidrográficas e sua importância na Gestão das Águas”

Facilitador: Mário Leo de Oliveira Rodrigues - (Mestrando em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Sergipe e Gestão Ambiental pela Faculdade São Luiz de França. Licenciado em Geografia pela Universidade Tiradentes. Tec. em Edificações – ETFS; Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí-SE, Secretário Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil (FNCBH), e Secretário-executivo adjunto da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB). Coordenador de Educação Ambiental da DESO.

8h30 Mesa Redonda - “Ações Conjuntas para Impulsionar o Resgate do Rio São Francisco”.

Facilitador: Msc. Ailton Francisco da Rocha

“ Reflexões Sobre a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”.

(Engenheiro Agrônomo pela UFRPE,Recife/PE, Bacharel em Direito pela UNIT, Aracaju, Especialização em Irrigação pela UTAH State University dos Estados Unidos, Mestre e Doutorando pela Universidade Valladolid, Espanha sobre Administração em Gestão de Empresa. Atualmente ocupa cargos Superintendente de Recursos Hídricos na SERMARH/SE).

9h10 Facilitador: Msc. João Carlos Silva Rocha

“O Rio São Francisco em Sergipe”.

(Diretor do Departamento de Controle dos Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH)

9h50 Facilitador: Msc. Cláudio Júlio Machado Mendonça Filho

“Atuações da DESO no Rio São Francisco”.

(Geógrafo, Mestre em Geografia pela UFS, Pós Graduado em Gestão de Recursos Hídricos pela UFS, Gerente de Meio Ambiente da Deso e Coordenador Socioambiental da Unidade Técnica de Administração do Programa Águas de Sergipe/UAPAS/SEMARH/Banco Mundial).

10h30 Debate

Mediador: Prof. Dr. Luiz Carlos Sousa Silva

(Doutor em Geografia pela UFS, Coordenador Geral do Fórum Nacional do Comitê de Bacias Hidrográficas e Coordenador de Preservação e Revitalização dos Mananciais da GEMA/DESO, e Professor do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da UFS).

11h45 Momento de Integração

12h Encerramento

Sexta, 09 Março 2018 12:19

Riachuelo

A Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso informa que uma manutenção corretiva comprometeu o abastecimento da cidade de Riachuelo.

A previsão para a conclusão dos serviços é às 17 horas do dia de hoje (09/03/2018) e após a correção, o abastecimento será restabelecido gradativamente sem qualquer aviso.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

 

Assessoria de Comunicação da Deso

Sexta, 09 Março 2018 11:23

Tanque Novo, Alecrim e Carnaíba.

A Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso informa que uma manutenção corretiva comprometeu o abastecimentodas localidades: Tanque Novo, Alecrim e Carnaíba.

As equipes da Deso então de prontidão aguardando a remoção de veículo que danificou a adutora, a previsão para a conclusão dos serviços e a recuperação do sistema gradativamente é para o dia 12/03/2018. Após correção o abastecimento será restabelecido sem qualquer aviso.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

 

Assessoria de Comunicação da Deso

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, em parceria com a Associação Desportiva e Cultural da Deso – ADCD, promoveu na manhã desta quinta-feira, dia 8 de março, uma programação diversificada e informativa para as empregadas da empresa, com direito a palestra sobre o "Empoderamento Feminino", com a Tenente Joanete Pina, demonstração de maquiagem da Mary Kay, tratamento de SPA para as mãos, entrega de flores, sorteio de brindes, coffee break, além de apresentações com o "Grupo de Cordas Levari" e o "Coral Cantar das Águas".

O diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, que homenageou as empregadas, falou que as mulheres são focadas e indispensáveis, e que está na hora da empresa ter uma mulher como presidente. "Está chegando a hora de na nossa empresa ter uma mulher como presidente, que possa conduzir esses trabalhos com um tom feminino. Tenho certeza que quando uma delas chegar lá, a cobrança será triplicada, pois quando a mulher quer algo, ela é focada, dedicada e comprometida com o que está fazendo. As mulheres são persistentes e importantes nas nossas vidas para realizar atividades e soluções dos problemas. O que seria de nós homens sem vocês, mulheres?!. Só temos que agradecer a Deus, que fez um ser tão importante na vida de todos, com esse carinho, compreensão e essa dedicação que todas possuem. Fico muito feliz em estar conduzindo uma empresa com tantas mulheres competentes, dedicadas e comprometidas com o papel social da Deso. Em muitas atividades, a mulher é indispensável, por esse capricho que Deus deu a vocês, essa forma de conciliar com todo. Eu gostaria, de coração, desejar um feliz Dia Internacional da Mulher, a vocês, que na minha visão, tem papel importante diariamente. Que todas vocês sejam muito felizes, e vamos continuar abraçando a causa, na vida pessoal e aqui na Deso, para que possamos ter uma empresa cada vez mais humana e feliz para todos", disse.

presidente

De acordo com Eder Meneses Sousa, assessor de Marketing Comercial da Deso, o evento foi um sucesso e contou com a participação de muitas mulheres. A assessoria de Marketing se sente honrada, grata e feliz em poder ajudar a proporcionar momentos de reverência e exaltação as mulheres da Deso, nossas nobres guerreiras que com sua garra, talento e força, fazem da nossa empresa um lugar melhor.”, afirmou.

MULHERES

Para a estagiária de Arquitetura e Urbanismo, Jéssica, é importante que a empresa ofereça esse tipo de programação. “É a primeira empresa que trabalho que tem uma palestra voltada para mulher, e que se importa como ela se sente. Trabalho na Deso, em um setor rodeado por homens, é as vezes percebo o preconceito por estar trabalhando diretamente com obras, mas eu rebato, e lembro que a mulher pode sim e deve estar na obra.”, ressaltou.

Para Fabiane Silva, filha da tenente que proferiu palestra, o exemplo de mulher vem de casa, com sua mãe. “Minha mãe é pastora, é policial, é mãe, é avó, então nada mais justo do que acompanhar ela. E o que eu quero fazer é o que ela faz, seguir os passos dela, da forma como estamos presenciando na palestra, nada melhor do que ser uma mulher e transferir o que a gente sabe, e também conseguir aprender com aqueles que nos ensinam. Então, tenho a minha mãe como maior exemplo, eu quero ser como a minha mãe! Não na profissão dela, mas ser uma mulher de caráter, dignidade, conseguir fazer as coisas de uma forma que as pessoas digam que eu posso fazer por ser mulher, por querer fazer e conseguir.”

parabens 3

Para Jucimary Karine, coordenadora de Atendimento da Deso, na loja da cidade de Maruim, de acordo com sua experiência, o incentivo para as mulheres que sofrem de alguma maneira assédio a se pronunciarem é importante. “Ser mulher no ambiente de trabalho da Companhia, tem sido mais fácil, pois as mulheres tem corrido atrás dos seus ideias e não aceitam discriminação por ser mulher", disse.

A comemoração pontua o quanto a empresa se importa com o bem-estar de todas as suas empregadas e preza por um ambiente seguro, acolhedor e igualitário, reconhecendo a força que as mulheres tem, apoiando as suas lutas diárias. Para Marcelo Sousa Santos, Operacional I e participante do Coral Cantar das Águas, "é salutar e benéfico para a empresa esse tipo de programação nesta data comemorativa. É uma maneira de demonstrar gratidão as mulheres por tudo que elas representam. É muito importante a empresa demonstrar esse reconhecimento", disse.

coral 2

tenente

empregada 1 empregada 2

empregada 3

marcelo 2

violino 2

brinde 1

brinde 2

brinde 3

brinde 4

geral final

 

Calendário

« Março 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Redes Sociais

Acompanhe a DESO nas redes sociais

paradas-deso

Acesso a Informação
ASN

 


Webmail Expresso