ImprensaNotíciasItens filtrados por data: Segunda, 25 Março 2019
Companhia de Saneamento de Sergipe - Itens filtrados por data: Segunda, 25 Março 2019

Texto: Agência Sergipe de Notícias - ASN

A ação de conscientização do uso da água por meio de oficina de leitura foi realizada com estudantes no Povoado Quissamã


Foi de forma lúdica, contando uma história sobre a preservação dos rios e do uso consciente da água, que mais de 30 alunos da Escola Estadual Rural Educador Paulo Freire, no Povoado Quissamã, município de Nossa Senhora do Socorro, puderam conversar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, na manhã desta segunda-feira (25).

A técnica pedagógica da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura  (Seduc), Jeane Caldas, foi a contadora da história que tomou a atenção dos alunos do primeiro ao quinto ano na unidade de ensino. “Fiquei muito surpresa e feliz com a receptividade das crianças que acolheram a história, participaram e aprenderam que a água é muito importante. Ainda vamos passar por mais escolas, incentivando e mostrando o uso consciente desse recurso que utilizamos todos os dias. Esse projeto, que é uma parceria com a Deso, tem tudo para melhorar a relação das crianças com a água”, disse Jeane.

“O personagem da história se trata do novo mascote da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que ainda não tem um nome. Na história, ele ajuda a população a recuperar e preservar a água. Vamos passar em várias escolas com esse projeto e com três opções de nomes para o personagem da história que será o novo mascote. As crianças, por meio de votação, vão escolher e o nome mais votado ao fim de todo esse projeto, será batizado este personagem”, reforçou Valdeci Souza, que trabalha na gestão socioambiental da Deso.

Participação dos alunos

Ane Carollaine dos Santos, de 8 anos, estuda a terceira série e fez questão de participar da história. Ela foi uma das ajudantes e fez o papel do mar. “Eu gostei demais, gostei de me vestir de mar e a melhor parte foi ensinar a gente que não pode desperdiçar água e também não pode jogar lixo no chão se não vai acontecer uma tragédia e podemos ficar sem água”, informou a menina.

“Eu nunca tinha escutado uma historinha assim antes. Achei super legal porque ensinou a não desperdiçar água. E não podemos mesmo. Até porque precisamos de água todo dia pra muitas coisas”, alertou Alexandra Santos Almeida, do quinto ano.

Já Mariane Alves dos Santos, do quinto ano, ressaltou que gosta muito de historinhas. “Eu já conheci várias historinhas e adoro, mas essa foi muito legal. A gente aprendeu que não se pode gastar água com besteira e também que não pode jogar lixo no rio, mas às vezes a gente acaba fazendo isso sem perceber”, admitiu Mariane, que se comprometeu a ser mais uma defensora do uso consciente da água.

O diretor da escola, João Araújo, reforçou a importância desses tipos de atividades voltados à educação. “Esses eventos são muito bem-vindos porque sai daquela mecânica da didática comum de todos os dias e traz outra linguagem para os alunos, sendo uma ação que atrai mais atenção do aluno. Seria bom receber mais vezes porque os alunos adoram e participam bastante”, pontuou.

“As palestras desta natureza seguirão em outras unidades de ensino, levando conscientização e um trabalho de instrução voltado à preservação do bem mais precioso que temos: a água”, acrescentou a representante da Seduc.

66f6f475a738f4834f038ce892ed1157

1ddb2f754ef68bfefbabe0954e03d29c

99fe50a8d7ff9143a08164bac04bf93f

120f338a699751b0040f2fefb6147d5a

246e5499578b021ce0ec4066e6b43622

77025385ee6283006656016222b0626d

b24dc5ce24e3cdc7ce16734a0345a793

 

Terça, 26 Março 2019 11:27

Pacatuba e Pirambu

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso informa que, em virtude de uma manutenção, o município de Pacatuba (sede e Povoados Areia Branca, Gravatá e Ponta de Areia) e os povoados Povoado Lagoa Redonda e Aningas, em Pirambu, estão com o abastecimento comprometido.

As equipes estão trabalhando para concluir o serviço até o final do dia (26/03/2019), sendo o abastecimento restabelecido gradativamente após a manutenção. Se os serviços forem concluídos antes do previsto, o abastecimento será retomado sem qualquer outro aviso.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Assessoria de Comunicação da Deso

Recarga hídrica eleva nível da barragem do Jabiberi e abastecimento deve ser normalizado gradativamente

Texto: Agência Sergipe de Notícias - ASN


Em razão das fortes chuvas ocorridas no Centro-Sul e Agreste sergipano, houve recarga significativa na barragem do Jabiberi, no município de Tobias Barreto. O nível da barragem, que estava - 8,75m, subiu 6 m com as chuvas, faltando apenas 2,75m para verter. Por essa razão, a Deso e o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da secretaria de Estado da Inclusão Social (Depec/Seit) decidiram pelo encerramento gradativo, a partir desta segunda-feira (26), das operações emergenciais de fornecimento de água tratada na zona urbana da cidade.


"Iremos reduzir paulatinamente a oferta de água com os caminhões, até que a água da captação esteja decantada e pronta para o consumo", explica o cel. Alexandre José, diretor da Defesa Civil Estadual. Ainda segundo ele, será feita uma nova avaliação da situação da seca no estado, para então definir sobre a continuidade da Operação Pipa nas demais regiões.


De acordo com o diretor de Manutenção e Operação da Deso, Carlos Anderson Silveira Pedreira, foi importante a união de forças entre Deso, Defesa Civil e as prefeituras de Tobias Barreto e Itapicuru na Bahia (vizinha de Tobias Barreto), para o sucesso da operação. “De fato, as chuvas desse final de semana permitiram uma segurança para a decisão em conjunto com a Defesa Civil de descontinuar gradativamente esse serviço emergencial. Porém, reforçamos que a Adutora de Itapicuru é uma ação permanente, com estudos para uma possível ampliação, e que precisamos do apoio constante da população no tocante ao uso consciente dos recursos hídricos”, pontuou.


Sobre as demais regiões, até que se conclua a reavaliação da Defesa Civil, a Operação Pipa permanece nos municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre de Sergipe e N. S. da Glória. O Exército se soma à Defesa Civil nestes municípios e atende, ainda, com a Operação Pipa federal, os municípios de Frei Paulo, Carira, Ribeirópolis, N. S. Aparecida, Pinhão e Poço Verde.

Terça, 26 Março 2019 09:12

Santo Amaro da Brotas

A Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso informa que, devido a um ato de vandalismo, parte da cidade de Santo Amaro das Brotas está com o abastecimento de água comprometido.

A Companhia informa, ainda, que o funcionamento do sistema já foi restabelecido, mas a distribuição será recuperada gradativamente, em virtude de aplicação de manobras de abastecimento na cidade.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Assessoria de Comunicação da Deso

Terça, 26 Março 2019 08:14

Nossa Senhora de Socorro

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso informa que, em virtude de uma manutenção, algumas localidades em Nossa Senhora do Socorro (Guajará, Conj Jardim, Parque dos Faróis, Itacanema, Pai Inácio e adjacências) estão com o abastecimento comprometido.

A conclusão do serviço está prevista para as 12h de hoje (26/03/2019), sendo o abastecimento restabelecido gradativamente após a manutenção. Se os serviços forem concluídos antes do previsto, o abastecimento será retomado sem qualquer outro aviso.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Assessoria de Comunicação da Deso

Calendário

« Março 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

paradas-deso

Acesso a Informação

transp


office365-webmail