17/05/2024 11:45 Wendell Gomes Barbosa Bruno Balbino

Deso realiza ação para intensificar combate às ligações clandestinas em Poço Redondo

Foram verificados 12 imóveis, em cinco aconteceram prisões em flagrante

O combate ao desvio e ao furto de água da rede de abastecimento tem sido uma ação constante da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), a Deso realizou mais uma ação de monitoramento no município de Poço Redondo, com ênfase na região do povoado Santa Rosa. Ao todo, foram verificados 12 imóveis, em cinco aconteceram prisões em flagrante.

A operação foi realizada na quinta-feira, 16, através de uma força tarefa composta pela Deso e as polícias Civil e Científica. Para o superintendente de Sistemas Regionais de Água, Napoleão Gomes, a parceria com a SSP tem contribuído para melhoria na eficiência da rede de abastecimento.

"Essa parceria com a SSP tem sido excelente, já fez efeito, inclusive em Poço Redondo já temos observado uma melhoria no sistema. Acredito que esse trabalho vai apresentar resultados positivos. As ligações clandestinas afetam a pressão na rede, primeiro pela quantidade de ramais que muitas vezes são feitos a partir desse desvio, e, segundo, porque a pessoa que faz uso dessa água furtada usa 24h, porque não vai pagar, então isso faz com que a pressão diminua, fazendo com que a água não consiga chegar a algumas regiões”, afirmou Napoleão.

Para Jorge Eduardo, delegado regional da Polícia Civil, a parceria da Deso com a SSP é fundamental para combater esse tipo de crime que lesa a companhia e os consumidores que pagam todo o mês para ter acesso à água encanada.

“A Polícia Civil do Estado de Sergipe em parceria com a Deso e o Instituto de Criminalística esteve envolvida nessa ação de monitoramento que visou combater os desvios de água no município de Poço Redondo. Foram 12 locais verificados, vários deles com constatação de desvio de água, o que resultou na prisão de cinco pessoas, por furto qualificado. Essas pessoas foram dirigidas a várias unidades policiais para a confecção de todo procedimento policial e foram encaminhadas para a cidade de Aracaju para a audiência de custódia”, disse o delegado.

Parceria

A parceria da Deso com a SSP tem sido fundamental para intensificar as ações de monitoramento contra o desvio de água, a adulteração de hidrômetros, as ligações clandestinas e o desperdício de água. Os trabalhos tendem a continuar com frequência, na perspectiva de identificar imóveis com furtos de água, e, assim, melhorar o abastecimento para a população nas diversas localidades do estado.

“É um trabalho muito produtivo, educativo e ficamos felizes com os resultados que conseguimos alcançar. Menos desvios, furtos e desperdício representam mais água na torneira dos usuários, é isso que procuramos ofertar, um serviço de qualidade e melhor a cada dia”, enfatizou o gerente comercial da Regional Sertão, José Edson Nunes Portela.