28/03/2019 13:06 Wendell Gomes Barbosa Wendell Gomes Barbosa

Palestra alerta e conscientiza sobre câncer Colorretal

A Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso, através da gerência de Marketing, promoveu o evento "Março Marinho: mês de combate ao câncer Colorretal". A ação contou com palestra que abordou o tema "Câncer Colorretal", proferida pelo farmacêutico Rafael Seliwanowski, especialista em saúde do adulto pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e professor de farmacologia da Fundação São Lucas. Durante a palestra foi abordada a importância de exames para a prevenção, como a colonoscopia, e explicado o tempo necessário para a realização desses exames, além dos tipos de tratamento para combater a doença quando já há diagnóstico. Rafael Seliwanowski, alertou: "Esse tipo de câncer não surge da noite para o dia, leva anos e até décadas para se desenvolver e tem como prevenir com o exame denominado de colonoscopia. Mesmo sendo um tipo de câncer muito agressivo, pode ser prevenido e como essa informação não é muito difundida, esperamos esclarecer dúvidas", disse. Ao final Rafael complementou que "o objetivo da sociedade de coloproctologia é difundir a colonoscopia como método preventivo do câncer colorretal". Participações Os empregados da Companhia participaram da palestra fazendo muitas perguntas, e as explicações também contemplaram outros tipos de patologias e seus tratamentos, foram dados depoimentos por alguns participantes sobre suas experiências pessoais e os tratamentos. Foi o caso do José Soares de Souza, motorista da Deso, que assistiu atentamente. "É de grande importância para todos, pois quando se trata de saúde é louvável a Deso trazer profissionais qualificados na área. Os empregados ficam felizes com esses esclarecimentos ", ressaltou. Para o empregado Ginaldo Souza Santos, da oficina de manutenção de redes e bombas da Companhia, diante da sua experiência e vivência, contou que fez cirurgia de câncer de intestino e se considera um guerreiro. "Sou guerreiro, sou vencedor, passei por tudo isso. As pessoas que já passaram por isso, não tenham medo, sempre mantenham a autoestima e Deus sempre no comando toda a vida", disse. Para Eder Meneses, gerente de Marketing, cuidar da saúde do empregado é uma das metas da empresa. "Temos ações que já acontecem durante o ano que são bastante conhecidas e divulgadas. Achamos que poderíamos ir além dessas datas e buscarmos assuntos e temas que fossem mais desconhecidos do grande público. Definimos durante todo esse ano de 2019, que é um ano especial por ser o 50 anos da Deso, alguns meses que seriam voltados a saúde e ao bem-estar do empregado, por isso, surgiu a intenção de fazer o Março Marinho que é o mês de prevenção contra o câncer colorretal. A importância do evento é por termos empregados de várias faixas etárias, então cuidar da saúde não tem idade, nada melhor que a informação para podermos conscientizar a prevenir doenças. A palestra foi de extrema importância, percebemos pela participação no auditório. Apesar de ser um doença séria, tivemos uma palestra descontraída e pretendemos ter mais momentos como esse, cuidar da saúde do empregado é uma das metas da empresa", disse.