O que é ouvidoria?

Ouvidoria

A Ouvidoria tem a finalidade de  defender os interesses dos clientes, que devem utilizar o serviço sempre que os meios convencionais de atendimento da DESO, sejam Postos de Atendimento, bem como a Central Telefônica 08000 79 0195, não proporcionaram uma solução satisfatória ou não conseguiram resolver problemas sobre a qualidade dos produtos e dos serviços prestados pela Companhia.

Através da ouvidoria é possível que o cliente encaminhe reclamações, críticas ou denúncias.

O trabalho do ouvidor é desenvolvido em perfeita integração com as células organizacionais, objetivando obter em prol dos clientes-cidadãos, a melhoria na qualidade dos serviços prestados.

Quais as tarefas do Ouvidor?

  • Planejar de forma estratégica e operacional as ações e atividades do serviço de ouvidoria.
  • Receber as reclamações, criticas e denúncias e com o olhar do reclamante, avaliar a qualidade dos produtos e serviços prestados pela companhia.
  • Informar ao cliente o prazo para resposta ou orientar como o cliente deve proceder caso a manifestação seja de competência dos Postos de Atendimento e precise ser registrada no sistema comercial.
  • Acompanhar os prazos de resposta.
  • Encaminhar a manifestação para verificar a ocorrência com as áreas competentes.
  • Elaborar e discutir os relatórios gerencial e estatístico das demandas com as células envolvidas para análise e adoção de providências.
  • Acompanhar as providências adotadas pelas células pertinentes para solução do problema.
  • Recomendar a instauração de procedimentos administrativos para exame técnico das questões e a adoção de medidas necessárias para a adequada prestação de serviço público, quando o caso assim demandar.
  • Buscar racionalmente a solução para a questão, obtendo todas as informações para responder ao cliente com qualidade e clareza.
  • Encaminhar a resposta final ao cliente.
  • Organizar e interpretar o conjunto das manifestações recebidas para propor à Diretoria Executiva da Deso ajustes nos procedimentos adotados na empresa.
  • Contribuir para a disseminação de formas de participação popular no acompanhamento e fiscalização da prestação de serviços públicos da Deso.

Qual o papel do Ouvidor?

Ser representante do cliente zelando por seus legítimos interesses junto a DESO.

Carta Ouvidoria DESO/SE - Rua Campo do Brito, 331- Praia 13 de julho – CEP:49.020-380 - Aracaju-SE

Telefone (79) 3226-1075

FAX (79) 3226-1003

Internet www.deso-se.com.br