O que é ouvidoria?
Ouvidoria
A Ouvidoria tem a finalidade de defender os interesses dos clientes, que devem utilizar o serviço sempre que os meios convencionais de atendimento da DESO, sejam Postos de Atendimento, bem como a Central Telefônica 08000 79 0195, não proporcionaram uma solução satisfatória ou não conseguiram resolver problemas sobre a qualidade dos produtos e dos serviços prestados pela Companhia.
Através da ouvidoria é possível que o cliente encaminhe reclamações, críticas ou denúncias.
O trabalho do ouvidor é desenvolvido em perfeita integração com as células organizacionais, objetivando obter em prol dos clientes-cidadãos, a melhoria na qualidade dos serviços prestados.
Quais as tarefas do Ouvidor?
- Planejar de forma estratégica e operacional as ações e atividades do serviço de ouvidoria.
- Receber as reclamações, criticas e denúncias e com o olhar do reclamante, avaliar a qualidade dos produtos e serviços prestados pela companhia.
- Informar ao cliente o prazo para resposta ou orientar como o cliente deve proceder caso a manifestação seja de competência dos Postos de Atendimento e precise ser registrada no sistema comercial.
- Acompanhar os prazos de resposta.
- Encaminhar a manifestação para verificar a ocorrência com as áreas competentes.
- Elaborar e discutir os relatórios gerencial e estatístico das demandas com as células envolvidas para análise e adoção de providências.
- Acompanhar as providências adotadas pelas células pertinentes para solução do problema.
- Recomendar a instauração de procedimentos administrativos para exame técnico das questões e a adoção de medidas necessárias para a adequada prestação de serviço público, quando o caso assim demandar.
- Buscar racionalmente a solução para a questão, obtendo todas as informações para responder ao cliente com qualidade e clareza.
- Encaminhar a resposta final ao cliente.
- Organizar e interpretar o conjunto das manifestações recebidas para propor à Diretoria Executiva da Deso ajustes nos procedimentos adotados na empresa.
- Contribuir para a disseminação de formas de participação popular no acompanhamento e fiscalização da prestação de serviços públicos da Deso.
Qual o papel do Ouvidor?
Ser representante do cliente zelando por seus legítimos interesses junto a DESO.