Encontro entre empresas consolida expertise operacional da Deso e define intervenções que ampliam a segurança hídrica em Sergipe
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) sediou, nesta quarta-feira, 1°, uma reunião de trabalho com a concessionária Iguá Sergipe para traçar o cronograma das próximas obras de ampliação e melhoria do abastecimento de água no estado. O encontro, realizado na sede da Companhia, reuniu o presidente da Deso, Luciano Goes, acompanhado por membros da diretoria executiva, assessoria técnica e superintendência jurídica, além do presidente da Iguá Sergipe, Fernando Vieira.
Mais do que uma agenda institucional, o alinhamento reforçou a confiança na capacidade técnica e operacional da Deso. Ficou definido que a Companhia Estadual passará a prestar serviços e consultorias à Iguá Sergipe na manutenção de adutoras. A parceria aproveita a experiência histórica das equipes da Deso no manejo das redes sergipanas, garantindo respostas rápidas e precisas em intervenções de alta complexidade.
No planejamento das ações estruturantes, as lideranças definiram os passos imediatos para otimizar a produção de água tratada, começando pela Grande Aracaju. Nos primeiros dias de abril, terá início a execução da adutora de derivação do Rio São Francisco para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Oviêdo Teixeira. A obra é considerada vital para o sistema de produção R9, pois amplia substancialmente a oferta de água tratada e garante mais segurança hídrica aos moradores de Nossa Senhora do Socorro.
O cronograma estabelece também avanços significativos para o interior do estado. O trecho entre o povoado Catu e a sede do município de Tobias Barreto, por exemplo, passará pela substituição de cinco quilômetros de adutora. A troca da tubulação vai aumentar a vazão do sistema abastecido por poços, melhorando o transporte da água e solucionando limitações de abastecimento registradas na região.
Ainda em Tobias Barreto, o sistema do Jabiberi será reforçado com a instalação de uma Estação de Tratamento de Água móvel, projetada com capacidade para processar 50 litros por segundo. A ativação do equipamento tem o objetivo de elevar o padrão de qualidade da água fornecida à população, além de conferir maior estabilidade à rede durante os períodos de pico de consumo.
Para o presidente da Deso, Luciano Goes, a parceria reafirma o papel estratégico da Companhia no desenvolvimento do saneamento em Sergipe. “A pauta definida demonstra que o trabalho integrado entre a Deso e a Iguá Sergipe foca em resultados práticos. Com a expertise técnica dos quadros da Deso guiando a operação, Sergipe acelera os investimentos necessários para modernizar e expandir sua infraestrutura de saneamento. A Deso tem um conhecimento consolidado sobre os sistemas de produção e transporte de água em Sergipe, construído ao longo de décadas de atuação. Essa parceria com a Iguá Sergipe demonstra o reconhecimento dessa expertise e, sobretudo, o compromisso conjunto de avançar com soluções estruturantes. Estamos colocando nossa capacidade técnica a serviço de um planejamento eficiente, que vai ampliar a produção de água tratada e garantir mais segurança hídrica para a população sergipana.”