26/03/2024 15:24 Verônica Moura Dos Santos Andé Alcântara / Fotos: Brenda Monteiro

Deso utiliza ferramentas tecnológicas para agilizar serviços comerciais e otimizar atendimento à população

Sistema de base de dados da empresa reúne informações úteis para atuação assertiva

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está comprometida com o aprimoramento constante dos serviços e atendimento comerciais prestados à população do estado. Na empresa, isso tem passado pela utilização de tecnologias que promovem mais agilidade, eficiência e satisfação aos usuários. Um desses instrumentos é o Sistema de Geoinformação (SigDeso), complexo de dados que tem função inventariante a respeito da infraestrutura da empresa e de análise geográfica.

De acordo com o supervisor de receitas da Gerência Regional Comercial do Sertão (GCSE) da Deso, Tiago José Oliveira Resende, o sistema é utilizado no setor para auxiliar uma série de atividades, como fiscalização de ligações de água, cadastramentos e recadastramentos de domicílios. “Temos utilizado principalmente nas áreas de difícil acesso. Fazemos levantamentos nessas localidades, coletando o número das portas das casas, número de quadra e de lote, matrícula do imóvel, traçamos rotas, fazemos fotografias, entre outras informações relevantes”, disse.

Tudo isso alimenta o SigDeso, a fim de que as equipes da GCSE possuam à sua disposição dados estratégicos para uma melhor tomada de decisões, além de agilizar os atendimentos aos clientes, segundo o auxiliar de execução da Gerência, José Carlos Serafim Santos. “Em relação a alguns lugares que já têm as informações inseridas, a gente consegue já fazer o cadastro do imóvel do escritório, pois as informações de rotas, setores, ciclos, matrículas já estão todos informados, diminuindo consideravelmente o tempo dessa etapa”, explicou.

Ele destacou, ainda, que o uso do SigDeso, que também está presente em ações operacionais da empresa, reduz custos de operações comerciais da companhia. “Com ele, a gente diminui até mesmo gastos com transporte de funcionários. Além disso, se houver infrações antes das ligações, o agente já pode aplicar as sanções antes dos pedidos, pois todos os imóveis já terão matrículas. Ter informações das localidades em tempo real ajuda muito a dar um melhor atendimento aos clientes”, ressaltou.

População beneficiada

Para o técnico industrial em edificações da Deso, Edson Bastos, o SigDeso tem impacto positivo direto na vida da população sergipana. “A utilização desse sistema permite que o tempo de resposta a alguns serviços seja melhor. Conhecer a infraestrutura possibilita a redução de erros de execução, viabilizando uma atuação mais cirúrgica”, afirmou ele, acrescentando que o complexo de dados tem diversos usos em potencial pela companhia.

“Num ciclo temporal maior, ele também vai ajudar em uma melhor conservação e renovação dos ativos da empresa, o que se traduzirá também em melhoria dos fatores de qualidade (tanto para serviço de água quanto de esgoto), continuidade do abastecimento de água e estabilidade da coleta, tratamento de esgoto e disposição de efluente tratado”, finalizou.