08/04/2024 14:29 Verônica Moura Dos Santos Mira Marques / Fotos: Brenda Monteiro

Obra de implantação de esgotamento sanitário da Deso avança em Itabaianinha

Estação Elevatória de Esgoto começa a ser construída para bombear e deslocar os dejetos para receberem o tratamento adequado

Comprometida em entregar os trabalhos em tempo hábil, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) deu mais um passo na obra de implantação da rede de esgoto em Itabaianinha, no sul sergipano. O investimento é de R$ 13.691.727,68, e o objetivo da ação é garantir acesso ao esgotamento sanitário para a população, beneficiando os moradores do município. As redes e ramais de esgoto já estão sendo ligadas às residências.

“Outra novidade é que a nossa estação elevatória também já está sendo construída, ela irá bombear os efluentes que estão em pontos mais altos da cidade até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A estação, por sua vez, será edificada em breve e terá a função de tratar o esgoto para que ele seja despejado no Riacho Seco, sem degradar o meio ambiente”, explicou o gerente de Obras da Deso, Jorge Inácio Rocha Oliveira.

O engenheiro civil responsável pela obra, Jorge Martins, informou que ao final do empreendimento serão 17,5 metros de rede coletora instalada. “Faremos oito mil ligações, o que representa oito mil casas atendidas, e a ETE será executada tendo em vista uma futura ampliação desse número de beneficiados”, frisou.

Saúde

A execução da obra é de suma relevância para a preservação dos corpos hídricos, que receberão um esgoto tratado de acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Além disso, a rede instalada trará impactos positivos na saúde pública, evitando, por exemplo, que pessoas contraiam doenças relacionadas à falta de saneamento básico.