24/04/2024 12:29 Verônica Moura Dos Santos Bruno Balbino

Deso se reúne com moradores da comunidade quilombola Caraíbas em Canhoba

Ao todo, 526 famílias serão beneficiadas com as ações da Deso na localidade

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu uma importante reunião, na última semana, com os residentes da comunidade quilombola Caraíbas, situada no município de Canhoba. O encontro foi convocado pela própria empresa, com o intuito de discutir medidas para regularizar o fornecimento de água na região, bem como para realizar o cadastramento das famílias nos programas de ‘baixa renda e tarifa social’. O trabalho da Deso na comunidade beneficiará 526 famílias, equivalente a cerca de 2.104 pessoas.

De acordo com o supervisor de Receitas do Sertão, Tiago José Oliveira Resende, a Deso se comprometeu com a comunidade em um prazo de 60 dias para realizar o trabalho de cadastro das famílias com as novas ligações na comunidade.“Foi uma reunião muito proveitosa, onde pudemos ouvir a comunidade. Na ocasião, definimos um prazo de 60 dias para recadastramento da comunidade e efetuar as ligações não existentes para avaliar os pontos de melhorias a serem aplicadas. Essa ação reforça o compromisso da Deso com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas em todo o estado”, afirmou.

Reunião

A reunião também contou com a presença do Ministério Público Federal (MPF), O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de representantes de comunidades quilombolas do município de Poço Redondo, e dos estados de Alagoas e Bahia.

“A Deso vem realizando melhorias constantes com sua atuação na região, e nesse encontro com a comunidade Caraíbas apresentou um plano de ação para promover melhorias na rede de abastecimento de água do povoado. Essa iniciativa não apenas assegura o acesso à água potável para os moradores, mas também promove inclusão social ao garantir a participação das famílias nos programas sociais disponíveis pela empresa”, expressou o Coordenador Regional de Loja de Atendimento de Nossa Senhora de Lourdes, Eliasafe Oliveira da Silva.