Atuação múltipla de programas da empresa visa promover conscientização sobre meio ambiente e ressaltar importância dos recursos hídricos
Em 2023, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), por meio da Gerência Socioambiental (Gesa), alcançou 8.755 pessoas com ações de educação ambiental. Isso representa um aumento de 12% em relação a 2022, quando as atividades impactaram positivamente 7.762 pessoas. Os projetos contemplam público de todas as faixas etárias, e são promovidos em instituições de ensino, Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades privadas, unidades da Deso e eventos governamentais.
O gerente Socioambiental da Companhia, Mário Léo de Oliveira, ressaltou que a empresa possui em funcionamento cinco projetos desenvolvidos pela Coordenação de Educação Ambiental, vinculada à Gesa: ‘Deso vai à Escola’, ‘Escola vem à Deso’, ‘Saneamento Expresso’, ‘Deso Comunidade’, e ‘Projeto Deso Colaborador’. “A educação ambiental precisa permear as práticas diárias da população, e não podemos nos preocupar com isso apenas no Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho.”
O ‘Deso vai à Escola’ promove palestras nas redes de ensino pública e privada, ONGs, e empresas, a respeito das atividades da Companhia, a importância de preservação do meio ambiente e do uso consciente da água, linha de atuação verificada nos demais programas. Já o ‘Escola vem à Deso’ realiza visitas técnicas orientadas e supervisionadas de estudantes a Estações de Tratamento de Água e de Esgoto.
“Além disso, o ‘Saneamento Expresso’ é outro importante agente nesse processo: trata-se de um projeto itinerante de educação ambiental que explica todo o ciclo do saneamento. O ‘Deso Comunidade’, por sua vez, desenvolve trabalhos socioambientais em comunidades, e intermedia os interesses da população e da Companhia. Por fim, temos o ‘Projeto Deso Colaborador’, que, por meio de uma série de atividades, difunde a sustentabilidade ambiental aos nossos colaboradores”, explicou Mário.
Conscientização
Considerando todos os projetos desempenhados pela Coordenação de Educação Ambiental da Deso, foram 108 ações realizadas durante 2023. Para Mário Léo de Oliveira, a promoção das atividades é especialmente importante para crianças e adolescentes, que, na avaliação dele, ecoam o conhecimento adquirido à família e aos amigos. “Como ser humano, como residente deste planeta, a gente tem de praticar isso. É o marketing ‘verde’ da Deso”, frisou.