A antiga Gerência de Compras e Almoxarifado - GECA, da Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso, passou a ser Centro de Distribuição - CD, buscando alinhar-se as boas práticas de Gestão Pública, e atuação para a modernização do setor. As medidas estão sendo implementadas gradativamente no local, que conta com uma equipe de 33 pessoas, incluindo terceirizados e estagiários e a mudança está visível nos resultados positivos.
De acordo com Tatiana Franco, gerente de compras e almoxarifado, diante desse novo cenário, a transição de Almoxarifado em um Centro de Distribuição - CD, amplia a resolução das demandas, com maior agilidade, dentro das características de uma empresa pública. "O nosso foco inicial foi a parte de compras, então capacitamos o pessoal do setor. Focamos na qualidade dos produtos, pois buscamos as melhores marcas. Trouxemos a dispensa eletrônica, e observamos um ganho muito alto no serviço. Começamos também a utilizar o registro de preço, criar as atas e ter estoque junto ao fornecedor ", ressaltou.
Para a gerente, o intuito é de focar nas aquisições não somente sob a ótica reativa, mas passando a enxergá-la de forma proativa. Através desse novo conceito de aquisição, melhorar os processos e procedimentos de forma a melhor atender as demandas da Companhia. "Modificamos quase todos os procedimentos, atualizamos os processos e contratos - principalmente os de produtos químicos que é um dos maiores insumos da empresa -, sendo um ganho interno e para a população, pois estamos atendendo as portarias. Fazemos tudo com estudo, planejamento e parcerias", esclareceu.
"Desde a forma de compras, especificações de material, notificação e penalização de empresas que não atendem e com isso disciplinamos o mercado, pois a partir desse momento passamos a ter fornecedores de maior qualidade. Todas essas medidas resultam na redução de custo, além da negociação dos contratos. Busco a modernização, testando novos produtos e sempre buscando melhorias nos processos", finaliza, Tatiana Franco, gerente de compras e almoxarifado.
Ações
Pela primeira vez escritos no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento - PNQS, o Centro de Distribuição terá um grande desafio. Para Tatiana Franco tudo que foi realizado até o momento, será visualizado. "Pela primeira vez estamos escritos no PNQS, pois participamos de algumas entrevistas no ano passado e nessa edição estaremos participando. Será um grande desafio e vermos tudo que realizamos até agora. Posso afirmar que nossa qualidade é outra, além de trabalhamos com a motivação dos funcionários. A cada dois meses temos o "Cine GECA", que exibimos filmes motivacionais ou temáticas relacionadas a nossa área, temos também um ponto muito positivo que é o Diálogo Semanal de Segurança - DSS, onde trazemos convidados ou alguém da equipe para explanar sobre determinado tema, ou seja, aproveitamos o potencial de cada um, fazendo com que a participação seja grande. Temos também a Ginástica Laboral que é bem frequentada", disse.
Equipe
Kissia Moraes, auxiliar técnico administrativo, atualizações constantes ajudam o desempenho da equipe e promovem os bons resultados. "A mudança está visível, e tudo o executamos é desafiador, mas temos o incentivo da gestão, que sempre promove cursos para que possamos estar atualizados e adequados. As visitas técnicas são sempre produtivas, pois entendemos também como outras empresas atuam, e o que for importante para nossa equipe, podermos usar como modelo", afirma.
Para Rafael Rodrigues, coordenador do Centro de Distribuição, todos podem participar de forma colaborativa, fazendo com que o setor evolua positivamente. "Tem sido muito satisfatório desenvolver todas as atividades, até porque precisamos manter a questão de humanização no setor e com isso aumentar a produtividade, atender as expectativas da empresa, além de atender a sociedade. Pensamos sempre em ações que possam contribuir para o entendimento de como o Centro de Distribuição funciona. Já passei por outras Companhias mas aqui é extremamente gratificante ter um campo aberto, poder trazer ideias e serem colocadas em prática. A Deso tem esse potencial, onde todos podem participar de forma colaborativa, e isso nos impulsiona. Nos comunicamos diariamente para trazermos mais melhorias. É muito bom poder colocar em prática todo aprendizado e observar os resultados positivos", disse.
Para a estagiária, Ramires de Oliveira Santana, trabalhar em equipe e de forma humanizada contribui para adquirir melhor experiência. "Iniciei recentemente na Deso e a experiência que estou tendo é bastante significativa, não só profissionalmente mas com o contato com as pessoas. A equipe é bem acessível e a opinião de cada um é sempre levada em consideração. Tenho colocado em prática o que aprendi a teoria e isso tem valido muito a pena", ressaltou.
Para Isabela Braz, estagiária do Setor de Compras, a experiência é de grande valor para o conhecimento prático. " Algumas melhorias tem sido implementadas em alguns aspectos com relação aos procedimentos com o intuito de melhor entendimento para todos os envolvidos. Tem sido uma experiência de grande valor para o conhecimento prático, pois consigo ver como tudo acontece, totalmente diferente da teoria. Tenho aprendido muito sobre logística e gerenciamento", afirmou.
Algumas ações implantadas no Centro de Distribuição:
Reuniões - o intuito é aproximar a equipe e trabalhar com as ideias sugeridas.
Cine GECA - exibição de filmes motivacionais ou temáticas relacionadas ao setor.
Diálogo Semanal de Segurança - DSS - convidados ou funcionário para explanar um tema
Visitas Técnicas - conhecer modelos que funcionam e implantar no CD.
Reestruturação e pintura do muro - organização e visibilidade.
Implantação da Horta Orgânica - promoção da qualidade na alimentação.
Criação local de algumas aves/Galinheiro - o intuito é promover um almoço frequente para a equipe e consequentemente a interação entre os participantes.