Aconteceu na cidade de Natal , entre os dias 16 e 19 de junho, o 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - CBESA, promovido pelas Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES. A Deso se fez presente no evento através de uma pequena comitiva que incluía o diretor-presidente Carlos Melo, destaque em um dos painéis do evento.
Convidado a participar do painel "Desafios na busca da eficiência das empresas de saneamento do Nordeste" como palestrante, Carlos Melo destacou o reconhecimento que a Companhia de Saneamento de Sergipe obteve no Congresso: " É de extrema importância para a Deso e para o Estado de Sergipe esse reconhecimento perante o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, um dos maiores do mundo na área de saneamento. O trabalho que desenvolvemos em Sergipe com a participação de todos os colaboradores nesse processo de melhorias dos processos dentro da empresa, tem como objetivo levar serviços de qualidade para a população".
O diretor-presidente também ressaltou a importância da participação da Deso no 30º CBESA: "Todas as empresas do setor estão presentes, além de universidades e estudantes, mostrando novas tecnologias que podem ser utilizadas para a melhoria dos serviços. Esse intercâmbio é muito importante para que nossos colaboradores estejam cada vez mais aptos em suas funções".
Além da palestra de Carlos Melo, o engenheiro ambiental da Deso, Erasmo Júnior, também teve destaque no Congresso da Abes em duas linhas de atuação: como coordenador da seção Sergipe do grupo Jovens Profissionais do Saneamento - JPS e na apresentação de um trabalho da Deso desenvolvido em parceria com a Estre - Unidade de Rosário do Catete. No caso dos Jovens Profissionais do Saneamento, que também possui integrantes do Instituto Federal, da ADEMA e da Universidade Federal de Sergipe, Erasmo Júnior se apresentou no Espaço "StartUp" mostrando os resultados dos trabalhos dos últimos dois anos do JPS.
"Abordamos o que temos feito, incentivando o pessoal da área a participar das atividades relacionadas ao saneamento, meio ambiente e engenharia", resume o engenheiro ambiental. Sobre o trabalho desenvolvido entre a Companhia de Saneamento e a Estre, Erasmo esclarece: "Caracterizamos o chorume (caldo escuro e ácido de cheiro desagradável proveniente da decomposição da matéria orgânica depositada nos lixões e aterros sanitários) para que no futuro tenhamos possibilidade de receber em um das nossas estações de tratamento. Mas claro que isso vai depender dos estudos de viabilidade técnica e econômica".
O interesse pelo Congresso foi além das apresentações dos representantes da Deso. Palestras como "Indicadores de Perdas Hídricas : instrumento de avaliação de desempenho na prestação de serviço de abastecimento"; "Gestão do Conhecimento: Contratos e Performances" e " Na era da fake news, o desafio da comunicação de tornar o saneamento prioridade nas demandas da sociedade", dentre outras, serviram de aprendizado para os funcionários da empresa. "O desfio de implementar uma gestão estratégica dos serviços operacionais na Diretoria de Operação e Manutenção foi reforçado positivamente neste Congresso, uma vez que possibilitou confrontar as teorias da gestão do conhecimento com as práticas de companhias referência para o saneamento no Brasil, como SABESP, EMBASA, SANEPAR, dentre outras. O conhecimento compartilhado nesses dias propiciou a formatação de uma proposta para implementação da gestão do conhecimento alinhado com a busca pela excelência" , explica Ana Cláudia Monteiro, assistente administrativo da Diretoria de Operação e Manutenção.
Daíza Sobral, gestora da Gerência de Receita, destaca a certeza de que a Deso, mesmo com muito a aprender, está na direção correta no que se refere a prestação dos serviços comerciais. "Voltamos com a certeza que estamos no caminho certo, trilhando uma caminhada de sucesso, com grandes perspectivas e proposituras de melhorias como a busca de mais eficiência nas áreas de gestão e comercial. O congresso nos trouxe uma grande bagagem e agora vamos colocar em prática todo o conhecimento adquirido", ressaltou Daíza.
O evento contemplou uma vasta programação e intensa dinâmica de atividades, entre elas reuniões de entidades afins, a exemplo da Câmara Técnica de Gestão Empresarial da Associação Brasileira de Empresas Estaduais de Saneamento Básico (AESBE) da qual Isabel Pereira, da Assessoria de Gestão da Qualidade (ASGQ), fez parte debatendo sobre inovação como estratégia das empresas de saneamento e gestão orçamentária.
Congresso ABES
O Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Abes é realizado a cada dois anos e reúne profissionais do setor, de empresas públicas e privadas, além de estudantes, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais, em palestras e painéis debatendo saneamento. O Congresso é realizado simultaneamente a Feira Internacional de Tecnologias para o Saneamento - Fitabes, reunindo as principais empresas do setor para mostrar as inovações tecnológicas, produtos, equipamentos e serviços .
O próximo congresso da Abes acontecerá em 2021 na cidade de Curitiba (PR).