20/08/2024 10:43

Deso doa livros e incentiva leitura de jovens atendidos pela Casa Santa Zita, em Aracaju

Iniciativa da empresa teve objetivo de democratizar acesso a títulos literários

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) doou cerca de cem livros à Casa Santa Zita, instituição filantrópica localizada em Aracaju, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação ocorreu por meio do ‘Livro, liberdade para a alma’, projeto da corporação de doação e empréstimo de títulos literários.

A iniciativa da empresa teve o intuito de promover acesso e incentivar a leitura dos jovens assistidos pela organização, segundo a idealizadora do programa e secretária da Gerência de Pesquisa e Exploração de Mananciais Subterrâneos (GPMS) da Deso, Cristina Santana. “Nós oferecemos 94 livros infantis e infanto-juvenis à Casa Santa Zita, que contribuirão para a formação educacional desses menores”, ressaltou ela, acrescentando que os títulos também foram disponibilizados aos funcionários da instituição.

A assistente social Aparecida Batista Guimarães explicou que a organização oferta atividades educacionais, esportivas, culturais, sociais e de capacitação, e destacou que a ação da Deso se soma e reforça o trabalho realizado pela entidade. “O objetivo não é só muito relevante, mas extremamente necessário, que é o estímulo ao ato de ler, à intelectualidade. O ‘Livro, liberdade para a alma’ é muito bem-vindo, e a gente agradece muito por isso”, frisou ela.

Parceiro

A doação aconteceu em parceria com o projeto cultural sem fins lucrativos Literar-se, que realiza interlocução com instituições e eventos literários para o programa da companhia, cujo diálogo com a comunidade externa é proativo e constante. “Essa interação com a Deso tem possibilitado que mais livros cheguem a mais pessoas. É uma empresa pública sergipana fomentando a leitura na sua terra”, afirmou Islane Feitosa, responsável pelo Literar-se.

Durante a atividade, também aconteceram contação de história de conscientização sobre o racismo e dinâmica de integração social entre as crianças e adolescentes participantes, realizadas pelo Instituto Doar-se, organização não governamental (ONG) de Sergipe de promoção à cultura e educação doadoras. ‎