Objetivo de ação foi garantir qualidade e segurança na realização de serviços técnicos
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu, na última semana, um curso de capacitação para os operadores de máquinas pesadas da empresa. A atividade, que aconteceu na unidade sede, em Aracaju, foi desenvolvida para adequação da companhia à Norma Regulamentadora Nº 12 (NR-12), uma das disposições complementares da legislação trabalhista, que tratam sobre saúde e segurança no ambiente laboral.
O objetivo da iniciativa foi assegurar a qualidade e segurança de serviços técnicos realizados por funcionários da Deso. “Esse treinamento é ofertado a cada dois anos aos nossos colaboradores. É uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego. Primeiro, oferecemos instruções para operar o caminhão munck. Depois, acontecerá outra, para retroescavadeira”, explicou a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) da Deso, Ana Paula Amorim.
O programa de aperfeiçoamento foi conduzido pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) Sergipe, com apoio da Coordenação de Administração de Transporte (CATR) da Deso. “Utilizamos um caminhão que os operadores utilizam cotidianamente, para uma melhor efetividade da formação. É um tipo de ação que não se resume ao cumprimento de normas, para valorizar os profissionais da empresa”, sublinhou Ana Paula.
Deso aprimora
Para o operador da Gerência Regional de Produção e Distribuição Sertão (GRSE) da Deso, Marcos Santana, a atualização vai gerar impactos positivos diretos na atuação do segmento da Deso. “É sempre importante, porque a gente vai ficar apto a poder manusear a máquina, e, com isso, aprimorar os serviços e a nossa praticidade na execução dos serviços de água”, destacou ele.