22/10/2024 11:25

Servidores da Deso participam de palestra do Banese sobre planejamento financeiro

Especialistas da instituição apresentaram informações técnicas, ofereceram orientações e esclareceram dúvidas de funcionários

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu, na última segunda-feira, 21, palestras sobre planejamento financeiro para os servidores da corporação, conduzidas por técnicos do Banese. Realizado no auditório central da unidade sede da empresa, em Aracaju, o evento aconteceu em dois turnos, de manhã e à tarde, e teve o objetivo de difundir a conscientização financeira aos colaboradores.

“É dessa forma que a Deso, o Banese e o Governo do Estado vêm para orientar nossos quadros a tomarem as melhores decisões para investirem e planejarem as finanças. A nossa preocupação com os funcionários é ampla, e esse evento é uma amostra do nosso empenho em contribuir à segurança e bem-estar financeiros de todos eles”, afirmou o diretor-presidente da companhia, Luciano Goes Paul.

Durante o evento, que contou com café da manhã, especialistas da instituição apresentaram informações e orientações técnicas sobre modalidades de investimentos, esclareceram dúvidas dos participantes e explicaram noções de educação financeira, além de oferecerem produtos e serviços com condições especiais aos servidores da Deso. O intuito foi, também, de beneficiar os colaboradores que aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Segundo o diretor Comercial Financeiro da Deso, João Quintiliano, a atividade visou fornecer subsídios informativos para que essa parcela dos quadros da empresa pudessem planejar melhor o seu futuro. “Isso é importante para que todos tenham segurança no que vão fazer, e que compreendam quais são as perspectivas de futuro. Educação financeira é fundamental”, sublinhou ele.

 “O Banese está com os servidores da Deso todos os dias. A instituição é um banco estadual, seguro, e tem técnicos competentes, que podem ajudar e orientar os colaboradores da corporação que desejam entrar em uma nova vida. Também continuaremos com aqueles que decidirem permanecer. Faremos ainda mais palestras, exclusivamente para os funcionários da empresa”, destacou o presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz.

Conhecimento

Para o gerente de Controle e Vigilância da Qualidade (GCVQ) da Deso, Giovani Silva, que aderiu ao PDV, as palestras foram positivas. Segundo ele, o conhecimento adquirido vai contribuir para uma aplicação mais consciente dos recursos provenientes do programa. “Educação financeira é algo que a gente leva por toda a vida. Então, são informações muito relevantes não só para quem está deixando a empresa, mas para quem iniciou recentemente nela”, destacou.

A opinião de Giovani é compartilhada pelo coordenador da Unidade de Hidrogeologia da Gerência de Pesquisa de Mananciais Subterrâneos (GPMS) da companhia, Fernando Santana do Couto, que também fez adesão ao PDV. “Foi um conhecimento complementar muito relevante. Para tomar as melhores decisões, a gente precisa conhecer melhor o cenário e as opções para investir, e as palestras ajudaram bastante nesse sentido”, disse ele.

Deso e Banese

Um dos palestrantes do evento, o gerente de Suporte da Área de Estratégia Organizacional do Banese, Marcelo Antônio da Silva, ressaltou que a iniciativa pretendeu sensibilizar e chamar a atenção para a nova fase de vida em que alguns funcionários vão entrar, o que enseja mudanças no comportamento financeiro. “A exposição foi direcionada a múltiplas faixas etárias e perfis. Cada um desses grupos demanda uma atenção especial e opções específicas de investimentos”, explicou.

Já o gerente da Área de Captação e Aplicação da instituição, Leonam Malta, que também foi um dos palestrantes, frisou a importância da ampliação e difusão da cultura do planejamento financeiro. “Queremos despertar as pessoas para a educação e objetivos financeiros. Espero que tenhamos conseguido plantar uma sementinha, e contribuído para mudar a perspectiva dos servidores quanto à relação com dinheiro”, contou Leonam.