31/10/2024 14:15

Projeto da Deso doa mais de quatro mil livros entre janeiro e setembro de 2024

Livro, Liberdade para a Alma’ tem objetivo de promover e ampliar acesso à leitura, além de possuir caráter sustentável

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), por meio do projeto ‘Livro, Liberdade para a Alma’, doou entre janeiro e setembro de 2024, 4.457 títulos literários à população do estado e a instituições. Além disso, foram cerca de 200 livros emprestados a funcionários, que podem ter acesso aos itens do programa em múltiplas unidades da empresa.

Criado em 2017, o intuito do projeto, cujo acervo é formado por doações, é promover e ampliar o acesso à leitura em Sergipe. A iniciativa, vinculada à Gerência de Pesquisas e Exploração de Mananciais Subterrâneos (GPMS), foi premiada três vezes com o Selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), condecoração conquistada pelo alinhamento aos ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os livros distribuídos incluem títulos ficcionais e não ficcionais, didáticos e paradidáticos, para todas as faixas etárias. “Já fizemos doações para bibliotecas públicas, entidades sem fins lucrativos e escolas da rede pública de ensino, na capital e no interior do estado. Também estamos presentes em eventos como o ‘Sergipe é aqui’, programa de gestão itinerante do Governo do Estado, que nos permite levar títulos literários a diversos municípios”, explicou a idealizadora do projeto e secretária da GPMS, Cristina Santana.

Livros podem ser doados ao catálogo do programa na unidade sede da Deso, localizada na rua Campo do Brito, número 331, bairro 13 de Julho, em Aracaju. “O apoio da população é importante, para que possamos fazer o conhecimento circular e o hábito de ler avançar cada vez mais. Isso transforma vidas”, ressaltou Cristina.

Deso sustentável

Outra frente de atuação do programa é a sustentabilidade. Os exemplares desatualizados ou inutilizáveis do acervo do ‘Livro, liberdade para alma’ não são descartados. Os itens são enviados à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem (Care) de Aracaju, para beneficiamento sustentável. De janeiro a setembro deste ano, 262 kg de livros em desuso foram destinados à Care. O valor já ultrapassa todos os 153 kg doados à entidade em 2023.