26/07/2019 18:39

Jornada Ambiental da Deso distribui mudas em Simão Dias

As quatro sedes das regionais da Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso: Propriá, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória já sediaram as ações que compõem a Jornada Ambiental. Agora, outros municípios estão sendo visitados, a exemplo de Simão Dias, que foi contemplada com vasta programação no último dia 23 de julho. Através da Gerência Socioambiental - GESA, a distribuição das mudas aconteceram na cidade e permanecem em vários pontos de Sergipe. A unidade móvel "Saneamento Expresso" - uma maquete, dentro de um ônibus, detalhando todos os processos realizados no tratamento de água e esgoto, demonstrando o Ciclo do Saneamento -, além da apresentação do Coral "Cantar das Águas" também fizeram parte das atividades.

Segundo Mário Léo, gerente Socioambiental, a população que recebe a Companhia, tem dado um retorno bastante positivo. "Atingimos o objetivo de atender as quatro sedes das regionais e fizemos abrangências em municípios que estão nos solicitando e com isso, trazemos o Saneamento Expresso, juntamente com a exposição de quadros com registros de 50 anos da Deso, além da distribuição de mudas, diante da demanda solicitada pela prefeitura local, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação de Simão Dias. Trazemos as mudas, após o termo de adesão com a prefeitura, eles fazem o plantio e se responsabilizam pela manutenção. Estamos atendendo a escolas municipais e particulares de Simão Dias, a sociedade civil em geral para que todos tenham conhecimento sobre o Ciclo do Saneamento, através da maquete itinerante no ônibus do Saneamento Expresso. A população tem nos dado um retorno positivo", explicou.

Para Marival Santana, prefeito de Simão Dias, a Deso e todos os envolvidos na programação estão de parabéns pelos resultados alcançados com a presença no interior de Sergipe. "Parabenizamos pela iniciativa em trazer esse excelente trabalho para o nosso município e assim apresentarmos para os nossos jovens e toda a população, ações voltadas para a conscientização. Agradecemos pelas mudas que estamos recebendo e com certeza serão bem cuidadas. São 50 anos da Deso e percebemos que a cada ano a empresa aprimora mais seus trabalhos", ressaltou.

ESCOLAS

De acordo com José Anselmo da Paixão, diretor do Colégio Pierret Freitas, de Simão Dias, que esteve presente na ação, a população precisa entender como o Ciclo do Saneamento funciona. "Vejo a iniciativa de uma forma muito importante para a comunidade como um todo, em especial os estudantes, pois traz condições de conhecerem como acontece esse processo do Ciclo do Saneamento, para que a água chegue até as residências de cada um e com isso gere mais consciência sobre a análise do consumo. Importante entender todo processo e poder avaliar e refletir sobre o tema. A Deso está de parabéns quanto a isso, pois a população precisa entender como acontece. Vejo como um momento muito especial", disse.

Para Marcela Cruz, professora do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, os alunos levarão para suas casas e familiares, informações importantes que serão compartilhadas. "Achamos interessante participar desta atividade promovida pela Deso, pois o aluno recebe as informações para entender como a água que sai das torneiras de suas casas chegam até eles. Entender também sobre todo o processo do saneamento, além de ser um momento muito produtivo com a distribuição das mudas, que plantaremos na nossa escola, disse.

Para Everton Santana Batista, aluno do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, que não sabia como funcionava o ciclo, a participação agregou muito ao conhecimento. "A proposta da Deso é interessante. Ter essa maquete e mostrar como a água é fornecida, tratada e enviada. Particularmente não sabia de todas essas etapas que a água passa até chegar na nossa casa. Não conhecia todo esse ciclo. É um momento muito diferente e agregador como estudante, ver esse ônibus equipado saindo com tantas informações", afirmou.

50 ANOS

Prestes a completar 50 anos, no próximo mês de agosto, as ações continuam. Representantes da empresa estarão presentes com as ações em Laranjeiras, dia 31 de julho, em seguida em Itabaiana, devido as obras da macro drenagem e do esgotamento sanitário, e posteriormente em novos municípios, sempre distribuindo as mudas que são independente das ações da Jornada Ambiental. O município que tiver interesse em receber as mudas, podem entrar em contato com a Deso que será feito o controle da distribuição.