Com a adesão de 40 colaboradores, projeto vai beneficiar 60 crianças
Uma ação solidária dos colaboradores da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) levantou 60 presentes para doação a crianças que participam da campanha Papai Noel dos Correios, que recebe e disponibiliza à população, cartas escritas pelo público infantil com pedidos de presentes. Intitulada ‘Adote uma Cartinha’, a iniciativa é desenvolvida pela Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade (GCVQ), e está na terceira edição.
Neste ano, a ação conseguiu dobrar o número de doações de 2022, quando o projeto surgiu. A meta para o ano que vem é chegar a 100 cartas “adotadas”, segundo a idealizadora do ‘Adote uma Cartinha’, a técnica em química da Deso, Thaís Santana. “Participaram 40 colaboradores nesta edição. Nosso intuito é promover a filantropia, o voluntariado, e estarmos cada vez mais próximos à comunidade externa”, destacou ela.
Para o químico industrial da Deso, Douglas da Cruz Santos, a iniciativa evoca entre os colaboradores do setor sentimentos de altruísmo e solidariedade, característicos do período natalino. “Traz uma sensação boa de contribuir, de ajudar sem olhar a quem. As cartinhas são emocionantes, e, muitas vezes, trazem pedidos muito singelos. É maravilhoso poder levar mais felicidade às crianças”, ressaltou ele.
Já a assistente administrativa Maria Clemildes dos Santos classificou a ação como muito gratificante. “A gente está levando amor, esperança e vida para elas. Muitas dessas crianças estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Então, poder ajudá-las a realizar um desejo é muito recompensador. Esse projeto é muito importante”, frisou.
Reconhecimento
O ‘Adote uma Cartinha’ integra o ‘GCVQ Sustentável’, projeto que conta com diversas ações sociais e ambientais promovidas pela gerência, voltadas à comunidade interna e externa. A atuação foi reconhecida pelo Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) - Ciclo 2024, principal premiação do setor do Brasil, na categoria Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental (IGS). A iniciativa foi um dos cases apresentados no Seminário de Benchmarking PNQS 2024, realizado no Rio de Janeiro, onde também ocorreu a cerimônia do Prêmio.