Gestores destacaram investimentos feitos no município para aprimorar abastecimento
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) marcou presença na 43ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 21, em Malhador, município do agreste sergipano. Recentemente, o local foi contemplado pelo Governo com investimentos para aprimorar a distribuição de água, garantindo atendimento a cerca de 10 mil pessoas das zonas rural e urbana.
“Trata-se de uma obra de R$ 15 milhões que vai melhorar o alcance à água potável e resolver a escassez hídrica. Dessa forma, a Deso, junto com o Governo de Sergipe, demonstra seu compromisso com o povo de Malhador”, destacou o presidente da Deso, Luciano Goes Paul.
Nos estandes da Companhia, a companhia disponibilizou aos visitantes do programa de gestão itinerante do Governo do Estado, 10 mil copos de água potável em ilhas de hidratação, dispostas em pontos estratégicos do espaço, proporcionando bem-estar, dignidade e saúde ao público. “Está quente, e a gente precisa se hidratar. Esses copos de água são uma boa iniciativa, principalmente porque nem todo mundo pode ficar comprando garrafa d’água”, avaliou o motorista Alan Almeida.
A agricultora Gilmara Félix dos Santos aproveitou a oportunidade para se inscrever no ‘Tarifa Social’, política da Companhia que oferece descontos de até 50% na fatura de água. Segundo ela, o benefício vai ser um “alívio no bolso”. “Vai me ajudar muito, porque o dinheiro é contado. A unidade móvel é uma ajuda para quem não pode sair da cidade para resolver alguma coisa com a Deso. Foi muito bom”, afirmou ela, referindo-se ao veículo modelo Van, estruturado para o atendimento.
Com o intuito de incentivar e democratizar a leitura à população de Malhador, a Deso ofereceu gratuitamente 170 títulos literários aos visitantes do evento. A ação ocorreu no âmbito do ‘Livro, liberdade para a alma’, programa da empresa de empréstimo e doação de livros, e foi aprovada pela professora de português Maria Geane Soares. “Isso veio para facilitar, porque nem todos podem adquirir esses itens, que infelizmente são caros, e ajuda os jovens a lerem mais”, enfatizou.
Também foram fornecidas 60 mudas arbóreas florestais e frutíferas, por meio da iniciativa ‘Deso + Verde’, cujo propósito é preservar e recuperar matas ciliares - que se localizam às margens dos mananciais de água, como rios, riachos e lagos - e asseguram mais segurança hídrica ao estado.
Investimento
O presidente da Deso, Luciano Goes Paul, ressaltou a parceria da Deso com o Governo de Sergipe para atender as demandas dos moradores do município. Ele lembrou que a obra, orçada em 15 milhões, já está 60% concluída e segue dentro do planejamento previsto. A estrutura inclui uma nova estação de tratamento de água (ETA), uma rede adutora de 200 milímetros (mm) com extensão de 10 quilômetros (km), flutuantes de captação de água bruta, e estação elevatória.
De acordo com o diretor de Operação e Manutenção, Gilvan dos Santos, com o investimento, o ganho na distribuição será na ordem de 50%. “Malhador vem se expandindo, e a demanda por água também aumenta. A Deso viu a necessidade de realizar esse investimento, ampliando a produção e oferta de água à população local”, detalhou.
O incremento no sistema de abastecimento do município possibilitará uma vazão de produção de 30 litros por segundo, proporcionando mais volume hídrico aos usuários. Com a obra serão contemplados os povoados Siebra, Poço Terreiro, Adique, Alecrim, Saco Torto e Palmeira, bem como a sede do município.