Cerca de 700 funcionários devem participar da ação de educação ambiental
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) esteve nesta quarta-feira, 2, com colaboradores da fábrica Yazaki em Nossa Senhora do Socorro, na Região Metropolitana de Aracaju, no ‘Saneamento Expresso’. O ônibus temático do programa conta com ambientação visual e arte desenvolvida especialmente para a explicação didática de todo o ciclo do saneamento e de informações envolvendo o consumo de água potável no estado.
Espera-se que cerca de 700 funcionários, divididos em dezenas de turmas, participem da ação, promovida pela Coordenação de Educação Ambiental (Ceam) da companhia. Durante a atividade, instrutores da Ceam detalham procedimentos realizados nos sistemas de abastecimento hídrico e de esgotamento sanitário, dados contidos na fatura de água, a importância da limpeza periódica dos reservatórios, e como funciona o hidrômetro, além de esclarecerem dúvidas. Ao fim de cada sessão, a turma recebe materiais informativos sobre saneamento e a tarifa social da Deso, e participa de sorteio de brindes.
Quem aproveitou a oportunidade para saber mais sobre o tema foi a auxiliar de produção Camila Silva de Santana, que classificou a experiência como “inovadora”. “Esse tipo de evento sana nossos questionamentos. Achei interessante a parte sobre registro e a conta de água, porque eu tinha algumas dúvidas. Gostei muito também de ver o ciclo da água, com aquela maquete que é bem bonita e realista”, avaliou ela.
Já para a líder de qualidade Kalliuany Guimarães Pajeú, o detalhamento a respeito da distribuição de água em Nossa Senhora do Socorro foi o que mais chamou a sua atenção. “Foi muito importante para a gente conhecer o outro lado. As informações sobre a caixa d’água também foram muito valiosas, porque, às vezes, a gente acaba se acomodando. Gostei bastante”, afirmou.
Parceria
O coordenador da Ceam, José Jorge Silva Santos, explicou que a ação integra as iniciativas alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, e faz parte do projeto ‘Deso Comunidade’, que tem o objetivo de estreitar a relação e o diálogo com a população. “É também um fortalecimento das parcerias, algo que temos trabalhado para conseguirmos levar a mais pessoas conhecimento sobre como funciona o saneamento básico”, frisou.
Na avaliação da analista de qualidade da Yazaki, Beatriz Magalhães Freitas Costa, a parceria com a Deso e o ‘Saneamento Expresso’ são fundamentais para ampliar a conscientização ambiental entre os colaboradores da fábrica. “É importante que eles conheçam mais sobre as atividades da Deso, que faz esse grande trabalho, e a relevância do tratamento de água, bem como se sensibilizem quanto às questões ambientais”, ressaltou.