30/07/2025 14:05

Deso realiza palestra sobre conduta socioambiental com foco em animais comunitários

Ação foi feita em conjunto com a Sema e apresentou uma cartilha de boas práticas para a convivência com os animais

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), uma palestra educativa com o objetivo de orientar os colaboradores sobre o respeito ao meio ambiente e aos animais comunitários dentro e fora do ambiente de trabalho. A ação, realizada no Auditório Central da empresa na última terça-feira, 29, marca o início da implementação do projeto-piloto “Conduta Socioambiental com Animais nas Unidades da Deso”.

Segundo Henriete Cabral, relações públicas da Companhia e idealizadora do projeto, o evento representa um passo importante para a empresa. “Implantar esse programa de Conduta Socioambiental com animais na Deso é uma estratégia para promover a vida de forma pacífica e respeitosa, além de estimular a transformação da mentalidade dos trabalhadores e da sociedade para cumprir a missão da empresa de melhoria da qualidade de vida e cuidados com o meio ambiente”, explica. 

Durante a palestra, a Sema apresentou diversas ações desenvolvidas pela secretaria voltadas para o controle e o cuidado com animais em espaços públicos. Na ocasião, foi divulgada, também, uma  iniciativa da Prefeitura de Aracaju (PMA) orientada ao estímulo da adoção responsável, referindo-se a concessão de um auxílio financeiro a pessoas físicas que adotam animais em situação de rua, com o objetivo de apoiar os cuidados básicos dos animais e, ao mesmo tempo, reduzir a superlotação nos abrigos do município.

Participante da palestra e engajada na causa animal,  Denise Lima destacou o papel da sociedade civil no resgate e cuidado de animais em situação de rua. "Podemos ajudar efetivamente essa causa levando os animais de rua resgatados em instituições que realizam castração gratuita e não apenas deixando em abrigos, pois estamos apenas transferindo o problema", explica.

Na ocasião, foi distribuída uma cartilha orientativa produzida pela Deso, baseada na cartilha "Animais em Condomínio - cartilha de boa convivência", da SEMA, contendo as principais diretrizes para a convivência harmoniosa com os animais nas unidades da Companhia. 

O gerente socioambiental da Deso, Mário Leo de Oliveira, enfatizou a importância da cartilha como instrumento de conscientização. “É fundamental orientar os colaboradores sobre a responsabilidade com os animais, principalmente para que não haja abandono dos mesmos nas dependências da empresa”, afirmou.

A palestra marca o início de um conjunto de ações educativas que visam fomentar uma cultura institucional baseada no respeito, na empatia e na responsabilidade socioambiental, reafirmando o compromisso da Deso com a sustentabilidade e o bem-estar animal.