Compromisso foi reafirmado nesta quinta-feira, 18, em reunião com representantes
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) será responsável pelo fornecimento de água para a retomada das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Laranjeiras, prevista para ocorrer ainda em 2025. O compromisso foi reafirmado durante reunião realizada nesta quinta-feira, 18, da qual participou o presidente da Deso, Luciano Goes, ao lado do governador Fábio Mitidieri, representantes do Governo de Sergipe, além de membros da Petrobrás e da empresa Engeman, nova operadora da unidade.
A Fafen voltará a produzir amônia, uréia e CO 2, com estimativa de gerar cerca de 1.400 empregos diretos e indiretos, sendo 338 oportunidades abertas para contratação imediata. A mobilização já teve início com a assinatura do contrato entre Petrobras e Engeman, passo fundamental para o reativamento da planta industrial.
A Deso está realizando estudos técnicos para garantir a ampliação do sistema de captação de água bruta, assegurando o abastecimento industrial da Fafen sem qualquer impacto para a população sergipana. O plano envolve reforço de adutoras, em consonância com as normas ambientais e de qualidade.
Luciano Goes celebrou a reativação da Fafen e a importância da Deso no processo. “Participar dessa reunião com o Governo do Estado, Petrobras e Engeman é uma demonstração do nosso compromisso com o desenvolvimento de Sergipe. A água é insumo vital para a operação da Fafen, e a Deso está preparada para oferecer toda a estrutura necessária, com segurança e eficiência, sem prejuízo ao abastecimento da população. Essa retomada significa emprego, renda e fortalecimento da economia local”.