Atividade fortalece capacitação, integração das equipes e práticas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

02/12/2025 19:55

Sustentabilidade no cotidiano reforça cuidado, valorização profissional e boas práticas ambientais na Deso

A Companhia de Saneamento de Sergipe promoveu, nesta terça-feira, 2, a atividade Sustentabilidade no Cotidiano da Deso, direcionada aos colaboradores de serviços gerais, agentes de limpeza e equipe de manutenção. A ação integra o Programa Deso Colaborador, desenvolvido pela Gerência Socioambiental, e reafirma o compromisso da Companhia com a valorização profissional, a promoção da saúde e segurança no trabalho e a adoção de práticas sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem Estar), 6 (Água Potável e Saneamento) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis), da Agenda 2030 da ONU.

O encontro foi realizado no auditório da unidade sede da DESO e reuniu profissionais que atuam diretamente na organização, higienização e manutenção dos espaços da Companhia. Durante a atividade, os participantes acompanharam uma oficina conduzida pela equipe da Care – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju, com orientações práticas sobre o manejo adequado de resíduos recicláveis no ambiente corporativo.

Ao longo da oficina, foram apresentadas técnicas para a separação, identificação e destinação correta dos materiais recicláveis, reforçando a importância da participação de cada colaborador na formnação de um ambiente de trabalho mais seguro, organizado e sustentável.

O presidente da DESO, Luciano Goes, destacou que a iniciativa fortalece a valorização profissional e o compromisso ambiental da Companhia. “Quando investimos na qualificação de quem cuida diariamente dos nossos espaços, estamos fortalecendo toda a estrutura da Deso. A sustentabilidade começa no simples, no cuidado com o ambiente de trabalho e na responsabilidade com os resíduos que geramos. Essa ação demonstra que cada colaborador é parte fundamental da construção de uma empresa mais humana, eficiente e alinhada aos princípios ambientais”, afirmou.

O coordenador de Gestão de Resíduos, Jorge Silva, ressaltou que a atividade representa um passo fundamental no fortalecimento da conscientização ambiental. “É um ponto inicial de conscientização, ensinando os 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e fortalecendo a responsabilidade ambiental no dia a dia de trabalho”, destacou.

Para a coordenadora de Serviços Gerais, Wembia Lima, a iniciativa reforça o cuidado da Companhia com quem atua diretamente na base dos processos administrativos e operacionais. “É um momento importante para reforçar a relevância do trabalho realizado pelos colaboradores da Deso”, afirmou.

Os prestadores de serviço Mayara da Silva e João Fernando Neto, que participaram da capacitação, também avaliaram positivamente a atividade.
Mayara destacou que a ação demonstra o compromisso da Companhia com o crescimento profissional das equipes. “É bom saber que a Deso investe no nosso aprendizado. Cada orientação ajuda no nosso serviço e mostra que o nosso trabalho é valorizado.
Já João Fernando reforçou que iniciativas como esta fazem diferença na rotina. “Aprendemos coisas novas e percebemos que a Deso se preocupa com nossa melhoria e com a qualidade do serviço que fazemos aqui.”

O gerente de Apoio Administrativo, Tiago Sanas, reforçou que a iniciativa fortalece o alinhamento interno e contribui para a melhoria contínua das práticas operacionais. “É importante unirmos forças para a melhoria dos nossos processos, e nada mais justo que toda a equipe esteja unida no mesmo propósito”, afirmou.

Representando a CARE, a coordenadora de Educação Ambiental, Ingrid Larissa, destacou o impacto social gerado pelo trabalho da cooperativa. Segundo ela, o material coletado, como papel, plástico, metal e vidro, garante renda para cerca de 60 famílias. “Quando uma garrafa chega inteira para reciclagem, por exemplo, isso facilita o processo e aumenta o valor do material. É isso que queremos mostrar aqui, que o cuidado com os recicláveis não são apenas benefícios para a Deso ou para  o ambiente mas também para dezenas de pessoas que dependem dessa cadeia".