Iniciativa integra condicionantes da licença ambiental da Surgência do Ibura e mobiliza comunidade em área recuperada
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou uma ação socioambiental no povoado Porto Grande, em Nossa Senhora do Socorro. A iniciativa integra as condicionantes estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na licença ambiental da Surgência do Ibura.
A Surgência é um ponto natural de afloramento de água subterrânea localizado no Horto Florestal do Ibura. Áreas com essa característica possuem relevância ambiental e exigem monitoramento e ações compensatórias previstas no processo de licenciamento, com foco na preservação dos recursos hídricos e na conscientização das comunidades do entorno.
A atividade foi conduzida pela Coordenação de Educação Ambiental e Social da Deso e contou com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Semac), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro.
A coordenadora de Educação Ambiental da Deso, Valéria Katherine, ressaltou a importância da mobilização. “As crianças tiveram a oportunidade de plantar mudas por meio do Deso + Verde e poderão acompanhar o desenvolvimento das árvores ao longo do tempo, crescendo junto com elas. Além de contribuir para a recuperação de uma área que antes era utilizada como lixão, a ação reforça a conscientização ambiental e o cuidado com os recursos naturais”, destacou.
Um dos principais momentos da programação foi o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas por meio do programa "Deso + Verde". A ação foi realizada em uma área que anteriormente funcionava como lixão a céu aberto, já recuperada pelo poder público. Com a participação ativa de alunos e moradores, o plantio simboliza a transformação do espaço e a recomposição ambiental da área, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade.
A programação reuniu alunos, pais e professores em atividades voltadas à educação ambiental e à promoção da cidadania. Durante o evento, também foi realizada a distribuição gratuita de livros por meio do projeto “Livro: Liberdade para a Alma”, incentivando o hábito da leitura entre crianças e adolescentes. A companhia disponibilizou, ainda, água potável para o público presente e promoveu oficinas educativas e jogos interativos com foco na preservação dos recursos naturais e no uso consciente da água.
Outro destaque foi a ação “Cata Óleo”, que orientou a população sobre os prejuízos causados pelo descarte inadequado de óleo de cozinha nas redes de esgoto. A equipe demonstrou como o material pode ser reaproveitado na produção de sabão ecológico, evitando entupimentos, reduzindo impactos ambientais e incentivando práticas sustentáveis na comunidade.
Moradora do povoado Porto Grande e mãe de um dos alunos participantes, Maria das Dores Mota destacou o impacto da iniciativa para as famílias da comunidade. “É muito importante ver nossos filhos aprendendo sobre o cuidado com o meio ambiente. Eles plantaram as mudas, receberam livros e entenderam que pequenas atitudes fazem diferença”, afirmou.