21/12/2018 16:07 Wendell Gomes Barbosa Wendell Gomes Barbosa

Dezembro Vermelho é tema de evento na Deso

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21 de dezembro, na sede da Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso, uma atividade em alusão ao Dezembro Vermelho, mês dedicado a prevenção ao HIV, AIDS e outras IST em todo país. A ação tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.

Rafael Meneses Seliwanowski - Farmacêutico e Residente do Programa Saúde do Adulto e Idoso no HU/UFS, conduziu a palestra sobre o tema de forma bastante didática e esclarecedora, tirando dúvidas dos funcionários que participaram do momento."Trazer este tema para o ambiente corporativo é de extrema importância. Momentos como este servem para disseminar informações. Muitas vezes achamos que está tudo muito esclarecido e não é bem assim que acontece. O último boletim mostrou o aumento de casos de Aids entre os jovens, porque muitos relatam que a doença tem cura, sendo que essa informação é falsa, a Aids não tem cura. Esse é um tema que não se esgota, dariam vários e vários livros", explicou.

Sobre a iniciativa da comunidade médica em associar a prevenção de uma doença a uma cor, nos meses dedicados a prevenção, Rafael explicou que a ação funciona. "O dezembro vermelho é um pouco apagado em relação as outras campanhas associadas às cores, como o outubro rosa por exemplo. Por ser o último mês do ano e um período de festas. Porém, quando fazemos uma relação das campanhas que utilizam cores nas ações de combate a doença, essa iniciativa se mostra muito eficaz. Os números mostram que há sim uma maior mobilização, com as palestras e ações voltadas aos temas.", pontuou.

Na ocasião, Ângela Abreu, representante do setor de Marketing no evento, fez um breve histórico da doença. Ela ressaltou o preconceito e o medo que costumam acompanhar a pessoa portadora do vírus do HIV. Ângela destacou ainda que a Aids é a segunda doença infecciosa que mais faz vítimas fatais, ficando atrás apenas da tuberculose. "Já faz alguns anos que a empresa através dos setores de segurança no trabalho e saúde ocupacional, realizam eventos desta natureza. A Gerência de Marketing coordenada por Eder Menezes também se uniu nesse trabalho. Essas doenças estão avançando mundo a fora e a prevenção, precisa ser trabalhada também no ambiente corporativo. Oportunamente eu quero dizer que foi umas das melhores palestras, entre tantas que já tiveram aqui na Deso", ressaltou.

Harali Brasil da Silva, técnica industrial da Deso, participou ativamente do momento e deixou sua opinião. "Um tema que sem dúvida é muito importante não somente para o ambiente corporativo, mas que deve ser debatido em todos os lugares. No trabalho é um modo de esclarecer, até pelo preconceito associado a esse tema. É bem viável ter um mês dedicado a prevenção a essa doença que tem sido tão devastadora ao longo dos anos. Iniciativas como estas são boas para que possamos entender mais a respeito", finalizou Harali.