04/08/2020 09:07

Deso lança a Newsletter de Compras Corporativas e o Guia Rápido de Solicitação de Material Registrado em Ata

Implementado pela Gerência de Compras e Almoxarifado, o material foi desenvolvido com a intenção de facilitar a aquisição pelas áreas 

Em 2015, a Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso, através de Gerência de Compras e Almoxarifado, conseguiu implementar a aquisição de materiais, utilizando o Pregão Eletrônico associado com a ferramenta Registro de Preço, onde após todos os trâmites legais, são originadas as Atas de Registro de Preços (ARP), que em linhas gerais, trata-se de um documento, onde as empresas assumem o compromisso de fornecimento dos produtos e/ou serviços nos preços e prazos ali registrados.

Desde então, a Gerência de Compras e Almoxarifado utiliza essas ARPs como uma forma estratégica de compra, pois dentre outras, a mesma tem uma grande vantagem de não sensibilizar o orçamento empresarial imediatamente, a elaboração do processo de licitação. É também de grande valia naquelas contratações que por sua natureza, sazonalidade, entre outros aspectos, que dificultam a precisão da definição do quantitativo a ser licitado, pois com a Ata, só é solicitado o que realmente é necessário para o momento, bem como a disponibilidade orçamentária e financeira.

Sabemos que as compras públicas possuem todo um rito, bem diferente das empresas privadas e por termos que seguir toda uma legislação e normativos internos, o processo de compra se torna algo distante e complexo para algumas unidades, portanto através da Newsletter de Compras Corporativas temos um meio de comunicar a toda empresa, os materiais com disponibilidade de aquisição via Atas, diminuindo à distância entre quem compra e quem demanda os produtos/materiais.

Já o Guia Rápido foi pensando para mostrar passo a passo, de forma bem simples e direta de como fazer a solicitação de aquisição desses itens de forma célere, evitando-se as idas e vindas dos processos, pela ausência de atendimento de um ou mais passos essenciais, para a realização efetiva da compra.

De acordo com a gerente Tatiana Franco, essa novidade facilitará a comunicação e fortalecer a missão do Centro de Distribuição."Essa Newsletter vêm para facilitar a comunicação da GCAL com seus clientes internos, buscando sempre atender o propósito da existência dessa unidade e fortalecer a nossa missão que é ser um Centro de Distribuição (CD), em que toda a cadeia se orgulhe de fazer parte dela, adquirindo, recebendo e distribuindo materiais e serviços para o auxílio do abastecimento de água e tratamento de esgoto, através de soluções efetivas e participativas, fortalecendo o elo com seus fornecedores e clientes, tornando-se assim referência em seu segmento", disse.

Tatiana complementa que as expectativas são ótimas. "Estamos buscando a democratização das compras públicas podendo chegar a todas unidades da Companhia e não obstante o lançamento dessa Newsletter é apenas uma das etapas das melhorias que estamos implantando esse ano", garante.