01/09/2020 13:46

Deso realiza primeira intervenção na Adutora Semiárido para a troca de parte da tubulação

A obra começou no dia 26 de agosto, no trecho do município de Porto da Folha e tem previsão de ser concluída em quatro meses. A segunda intervenção está programada para a próxima quinta-feira, 3 de setembro. 

A Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso iniciou as obras em substituição de parte da tubulação da Adutora do Semiárido, realizando a primeira intervenção no trecho localizado no município de Porto da Folha, ao longo de 3 km de extensão. A intervenção foi classificada pelos envolvidos no processo como bastante positiva, desde a etapa de planejamento a execução do serviço que está sendo realizado.

De acordo com Marcelo Santos Barreto, gerente de Produção e Distribuição Sertão, a programação inicial envolveu duas frentes de serviço composta pela força de trabalho própria da Deso. "Por se tratar de profissionais com bastante experiência nesse tipo de intervenção, a produção durante as 12 horas de atividade possibilitou superar a meta estabelecida em aproximadamente 40%. Trata-se de uma obra com grau de dificuldade considerável, já que todas as intervenções serão realizadas com o sistema fora de carga, o que requer a utilização do melhor método construtivo, aliado a eficiência na programação dos sistemas operacionais, para reduzir o tempo de descontinuidade no abastecimento das localidades atendidas", explicou.

PRÓXIMA INTERVENÇÃO
A programação do momento já está voltada para a segunda intervenção que acontecerá na próxima quinta- feira, 3 de setembro. Segundo a Diretoria de Operação e Manutenção, as intervenções serão feitas no período de 12h, onde o serviço inicia às 7h e vai até às 19h, quando a rede já estará em carga novamente, para que não tenha tanto reflexo no abastecimento. Com o início da obra, as paralisações ocorrerão a cada 15 dias, ou seja, serão por etapas. Esses quatro meses de duração das obras, se devem a execução dos serviços a cada 15 dias e um dia para recuperar o sistema.