Evento proporcionou compartilhamento de experiências e ações desenvolvidas pelas unidades
Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso
Atualizações, troca de experiências e aperfeiçoamentos foram alguns dos pontos que fizeram parte do “Encontro de Gestão Corporativa”, realizado pela Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, através da Diretoria de Gestão Corporativa - DGC. Foram dois dias de muita conversa, cercada por explicações de ações, para que todos os presentes pudessem conhecer melhor o que as unidades envolvidas executam no dia-a-dia. Temas como: as Melhorias no Apoio Administrativo, as Transformações Digitais, os Cuidados com a Saúde do Colaborador, o Compromisso com a Qualidade e os Desafios na Gestão de Pessoas foram abordados. Além da Diretoria de Gestão Corporativa, participaram: a Gerência de Gestão de Pessoas, Gerência de Compras e Almoxarifado, Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação, Coordenação de Segurança do Trabalho e a Coordenação de Saúde Ocupacional.
De acordo com Ricardo Pereira, diretor de Gestão Corporativa, o evento superou as expectativas. “É mais uma ação da DGC, que desde 2019 vem buscando trazer essa integração que se faz necessária entre as unidades da Deso, não somente com as unidades da própria DGC, mas também com as outras diretorias da Companhia. É de grande importância, e ressalto que são ações que já estávamos colocando em prática, mas que devido a pandemia em 2020 e 2021, tivemos que ficar parados, mas dando prosseguimento agora, fazendo com que a nossa empresa permaneça forte e sólida, e com melhores prestações de serviços para atender os nossos clientes. A presença significativa de colaboradores nesses dois dias de evento superou as nossas expectativas, em uma empresa que está 24h em funcionamento, levando água tratada para a população, além do tratamento de esgoto, conseguirmos reunir essa quantidade de pessoas para prestigiar o evento, é visto com muita alegria e felicidade”, disse o diretor.
Para Daniella Hora, da Gerência de Gestão de Pessoas, o Encontro merece ser ampliado e colocado oficialmente no calendário de eventos da empresa. “O evento foi uma iniciativa perfeita da Diretoria, porque saímos das salas para compartilhar as ações. Então, estamos mostrando o que fazemos no dia-a-dias, quais são as dificuldades de cada um, os pontos positivos, no que cada setor melhorou, e com isso vamos aprendendo e conhecendo os processos das outras áreas. Portanto acho que esse evento não pode ficar somente na DGC, e sim, ampliado para toda a empresa. A Deso é imensa e por isso, o evento deve ser expandido e entrar no cronograma fixo, pois quanto mais compartilhamos o que fazemos, com práticas positivas, isso pode ser copiado, amplificado e padronizado. Quantas ações a Deso promove e por muitas vezes não conhecemos, por isso, a partir do momento que os funcionários conhecem exatamente o que a empresa desenvolve, ele poderá se posicionar melhor. Que esse evento seja o primeiro de muitos”, ressaltou a gerente.
Segundo Tatiana Franco, da Gerência de Compras e Almoxarifado, a comunicação e o apoio mútuo devem ser proporcionados para gerar a unidade na empresa. “Acho sensacional encontros como esses que propiciam interação entre as áreas, onde podemos ampliar nosso conhecimento sobre as atividades desempenhadas em outras unidades, além de entender as suas obrigações e limitações o que facilita a comunicação e o apoio mútuo. É importante que um evento como esse tenha outras edições e que seja algo permanente no calendário da Companhia, sendo assim é essencial o envolvimento de outras Diretorias para o fomento das melhores práticas desenvolvidas por suas áreas propiciando assim a diminuição de barreiras e facilitando a comunicação e troca de experiências, com o propósito de buscar a unidade na Deso. Vejo a participação da GCAL de forma positiva, pois um dos nossos valores é a disseminação do conhecimento e pudemos compartilhar todos os nossos avanços conquistados ao longo de anos, apesar das dificuldades enfrentadas. Acreditamos que momentos como esses podem estimular outras áreas a buscarem a melhoria contínua como pilar de suas atividades laborativas”, finalizou a gerente.