24/03/2022 11:50

Dia Mundial da Água: Deso celebra a importante data e comemora o lançamento do livro “MBA em Gestão Empresarial com Foco em Saneamento”

Em uma ação pioneira, a obra é composta pelo trabalho de conclusão de curso dos funcionários da empresa

Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso

Uma das datas mais importantes para todos que fazem a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, o 22 de março, Dia Mundial da Água, teve um clima mais que especial, diante do lançamento do livro “MBA em Gestão Empresarial com Foco em Saneamento”, uma ação pioneira, que reflete a conclusão do curso direcionado para os funcionários da empresa, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe – UFS. O Auditório Central da recebeu os alunos da especialização, a diretoria executiva da Deso, representantes da Universidade, além de colaboradores em geral.

Na programação especial do evento, a apresentação de um vídeo institucional sobre o “Dia da Água”, apresentação de projeto de pesquisa: “O uso do esgotodoméstico tratado na irrigação da palma forrageira” e a “Caracterização do lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto em Sergipe”, apresentado por Daniel Fonte Lima, professor do Departmento de Engenharia Civil da UFS. Marcaram presença: o diretor-presidente, Carlos Melo, Ricardo Pereira, diretor de Gestão Corporativa, Carlos Anderson, diretor de Operação e Manutenção e Gabriel de Campos, diretor de Meio Ambiente e Expansão.

De acordo com Carlos Melo, diretor-presidente da Deso, o 22 de março é uma das datas mais importantes a nível mundial. “Nós que fazemos a Deso, sabemos que a água é o nosso maior patrimônio, pois todo ser humano precisa de água, por isso a importância em cuidarmos bem do nosso Meio Ambiente e mananciais, pois precisamos cuidar do planeta. A Deso está sempre contribuindo com isso, fazendo seu papel através da educação ambiental, através do ‘Saneamento Expresso’ que diariamente está nas escolas sergipanas, para levar educação para nossas crianças. Além disso, estamos avançando e muito na expansão do esgotamento sanitário em todo Estado, atualmente temos vários municípios com a coleta e tratamento, e iremos cumprir muito antes do prazo que o “Novo Marco do Saneamento” determinou, que se leve a 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2033. Em Aracaju alcançaremos essa marca até os próximos quatro anos”, ressaltou.

Livro “MBA em Gestão Empresarial com Foco em Saneamento”

O diretor-presidente pontuou também o lançamento do livro e o pioneirismo da Companhia. “Aproveitamos a data para comemorar o lançamento do livro que conclui a formatura do curso “MBA em Gestão Empresarial com Foco em Saneamento”. A Deso foi pioneira a nível nacional, quando em 2017 fizemos uma parceria com a UFS, e trouxemos para a Companhia uma pós-gradução a nível de MBA, em Gestão do Saneamento, com 50 colaboradores capacitados, durante dois anos. Isso culminou com a formatura e o lançamento desse livro. Infelizmente com a pandemia, tivemos que suspender várias atividades, mas conseguimos unir a data, ao marco com o livro, tão importante para a nossa empresa e para a sociedade, deixando esse legado e formando líderes capacitados para execer suas funções internas, visando a qualidade do serviço prestado pela população sergipana”, disse.

Segundo o professor Dr. Marcos Eduardo Zambanini, coordenador do Departamento de Administração da UFS e coordenador do MBA, foi um livro feito a várias mãos.”Agradeço imensamente pelo convite e em nome da Universidade Federal de Sergipe, confirmo que as portas estarão sempre abertas, para novos cursos. Como morador do Estado, quero agradecer a Deso pela prestação de serviços, com excelência e com qualidade, buscando sempre as melhorias para nós moradores. É muito importante como conseguimos plantar uma sementinha em cada um dos participantes do curso, e como resultado temos esse livro, que foi construído a várias mãos, com um conteúdo interessante, e com artigos dos alunos da Deso. É satisfatório ter um produto final que teve tanto esforço dos envolvidos. A UFS tem muito orgulho nessa ação que foi pioneira para todos, em um projeto desse porte, onde todos aprenderam juntos”, comemorou.

Para Ana Cláudia Monteiro, da Coordenação de Desempenho Operacional dos Sistemas Regionais – CDOR, uma das alunas do MBA, é um momento bastante significativo. “Estava no Rio de Janeiro, na época do “Eco 92”, o Rio Centro lotado, e nem imaginava que 30 anos depois estaria em um evento na Companhia de Saneamento de Sergipe, no lançamento de um livro que inclui um capítulo do meu trabalho, sobre o fomento de uma cultura de responsabilidade social sobre a sustentabilidade da vida. Não poderia ser mais significativo. Nesses dia emblemático, quando todos somos instigados a pensar sobre a fonte que sustenta a vida, a água, estamos reunidos com 16 propostas de intervenção/trabalho de conclusão de curso, vislumbrando um horizonte de melhoria dos processos da Companhia, para otimizar a eficiência da gestão da água desde a captação no manancial, até o consumidor final e, deste, retornando à origem em condições que permitam a depuração pelo sistema. Assim, contribuímos com a cadeia de consumo da água, pensando nas pessoas, no meio ambiente e na sustentabilidade do sistema. É muito gratificante fazer parte dessa missão, dolorida, muitas vezes, mas rica em significados, que nos impulsionam a seguir adiante buscando sempre a excelência na gestão do saneamento em nosso Estado”, disse a coordenadora.