22/04/2022 14:23

Deso tem sua história retratada em painéis coloridos de azulejo

Obras do artista plástico e cartunista, Edidelson Silva, marcam pontos estratégicos da Companhia de Saneamento

Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso

Diversos profissionais em atuação de trabalho, populares e situações da cena cotidiana da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, são os protagonistas de três incríveis painéis, que estão instalados em pontos estratégicos da empresa: na entrada principal de veículos e na fachada da Diretoria de Operação e Manutenção, ambos na Sede, e outro na Estação Elevatória, localizada na Av. Ivo do Prado, no Centro Comercial, da capital sergipana. A proposta é trazer arte para as dependência da Deso, retratando a história e força de trabalho da Companhia.

Feitos em azulejos, com tinta para cerâmica, pintado a óleo de copaiba, eles vão ao forno elétrico para serem queimado a 900 graus. Tudo isso, junto a criatividade e experiência do artista plástico e cartunista, Edidelson Silva, que assina todas as obras. “Fiquei honrado em ter esses três painéis em azulejo, rebatizado com o uso desse líquido precioso,que é a água, e que foi feito com muito carinho para a família Deso. É uma pintura com uma leitura de facil assimilação, e um estilo próximo ao o Impressionista, A ideia é uma composição de figuras fazendo o uso racional da água, na limpeza nas fábricas, na sendetacão humana e animal, entre outros. A mensagem é de também levar um pouco de arte a família Deso através de um painel com uma leitura fácil e colorida. Minha gratidão ao presidente Carlos Melo e ao diretor de Operação e Manutenção, Carlos Anderson e toda a empresa”, explicou.

RESULTADOS APROVADOS

De acordo com Carlos Anderson Pedreira, diretor de Operação e Manutenção – DOM, o olhar apurado do artista fez toda diferença no resultado das pinturas. “A escolha do artista foi em função da sensibilidade dele em conseguir retratar o que observa em campo, e ter um olhar natural em traduzir tudo no formato de arte. Vemos pelos painéis que ele compõe, nas nossas dependências, onde reflete a cidade e detalhes peculiares a Deso. Solicitamos nessa arte feita na DOM, que ele representasse nossa força de trabalho, no formato de operação, captação, produção e distribuição de água, e assim, com uma orientação mais aprofundada, pois hoje a mulher faz parte da nossa força de trabalho, com mais ênfase que no passado, por isso, no centro desse painel, pedimos que ele representasse uma funcionária da Companhia, e o resultado foi aprovado”, explicou.

Para Joisiane Ferreira Nunes, do operacional da Regional Norte, que foi retratada no painel da DOM, representar todas as mulheres foi um privilégio. “Tenho cinco anos de empresa e sou uma Desiana com muito orgulho. Quando vi a homenagem, me senti muito lisonjeada, por saber que consegui representar todas as mulheres fortes e guerreiras que existem nessa empresa, a emoção foi sem explicação. Que a cada dia a nossa força e luta seja exemplo pra muitas outras pessoas. Ter a minha caricatura estampada em uma parede dessa empresa que é tão importante para o povo sergipano, me fez sentir uma sensação de que apesar de todas as dificuldades diárias estou no caminho certo. Meu muito obrigada a Deso, que mudou a minha vida e a minha história”,disse.