25/03/2019 12:10 Wendell Gomes Barbosa Wendell Gomes Barbosa

Dia Mundial da Água é celebrado na Deso

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, comemorado neste 22 de março, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realizou palestra com seus colaboradores ressaltando a importância da conscientização do uso desse recurso, no Auditório central da empresa.

A palestra: "A Contribuição Potencial das Soluções Baseadas na Natureza, na Gestão da Água: o que podemos aplicar?" proferida pelo engenheiro sanitarista e ambiental da Gerência de Meio Ambiente da Deso, Erasmo Gomes Santos Júnior, abordou novas perspectivas da água baseado no documento da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030.

"Durante a palestra procurei trazer um conceito novo que a ONU vem colocando, que é a questão das soluções baseadas na natureza no que diz respeito à gestão da água. Tentar fugir um pouco das questões convencionais e voltar esse olhar para questões e soluções baseadas na nossa própria natureza, como reflorestamento, recuperação de matas ciliares, manter e aumentar a disponibilidade hídrica dos recursos que a gente precisa tanto que é a água em termos de quantidade e qualidade", explicou Erasmo Gomes.

Prêmio Socioambiental Chico Mendes

Após palestra, foi realizada a entrega do Prêmio Socioambiental Chico Mendes - PSACM, que reconhece iniciativas sustentáveis, com os melhores cases de sucesso de empresas e instituições certificadas com o Selo Verde e que contribuíram para o desenvolvimento sustentável. Recebido oficialmente na semana passada na cidade de Curitiba, no Paraná. A Deso conquistou dois prêmios.

Segundo a assistente social da companhia,  Aline de Jesus Lima, a empresa está no caminho certo.m"O Programa Deso Vida contribui para a sustentabilidade de instituições sem fins lucrativos que atuam em Sergipe, proporcionando desconto na tarifa de água e incentivando o uso consciente do recurso. A premiação junto ao conceituado Instituto Chico Mendes, é o reconhecimento de que a Companhia de Saneamento de Sergipe está no caminho certo, cumprindo sua missão com viabilidade econômica e responsabilidade socioambiental", disse.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente e Expansão da Deso, Gabriel Almeida de Campos, a conscientização ambiental da sociedade foi o principal alvo do trabalho desenvolvido para que o reconhecimento com o prêmio "Educação Ambiental e Sustentabilidade" fosse alcançado.

"O Programa de Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável - Procert, é do Instituto Chico Mendes, que tem por objetivo reconhecer, promover e incentivar o desenvolvimento sustentável na cadeia produtiva, na gestão pública, em serviços, ações, programas, projetos e casos de sucesso, contribuindo para o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão socioambientais.

"Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade", cujo alvo foi à sociedade sergipana, ao longo do ano de 2017, visando a conscientização ambiental", explicou.

Ao todo, foram alcançadas mais de 2700 pessoas, através de atividades como o "Deso vai à escola", a "Escola vem à Deso", visitas em escolas, junto às comunidades atendidas pela empresa e em eventos especiais. Após avaliação dentro dos critérios do Procert, o "Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade" promovido pela Gesa, sob os cuidados da gerente Social do Programa Águas de Sergipa da Deso, Ana Cláudia Monteiro, foi aprovado na categoria Ação Socioambiental.

Para a gerente a Deso merece esse reconhecimento. "A Gerência Socioambiental é um exemplo materializado de como três gerações podem desenvolver um trabalho de excelência. Diálogo, compromisso e honra a uma história de muitas lutas e conquistas. Gostaria de dedicar esse prêmio às protagonistas desse Projeto: Laura Valadares e Ivânia Maia, em reconhecimento aos 20 anos de Construção da Educação Ambiental e Sustentabilidade na Deso. E que venham mais e mais conquistas. Nossa Companhia merece ser conhecida e reconhecida pelo nosso povo", comemorou.

Ainda na tarde desta sexta-feira, dando continuação as comemorações pelo dia da água, vai acontecer a 3° Grande Caminhada Pela Água, com a concentração as 15h na sede da Deso, na Rua Campo do Brito, n 331, bairro São José. "Vamos contar com apresentação dos Índios Xocós, Grupo Afro com percussão, dando mais alegria a nossa caminhada e por volta das 16h saímos em percurso da caminhada até o Centro da Cidade", Silvio Sá, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Sergipe - Sindisan.

Deso Vida

O Programa de Apoio às Entidades Assistenciais Sem Fins Lucrativos, mais conhecido como "Deso Vida", criado em 2002, tem o objetivo de propiciar a regularização de débitos existentes e contribuir para a manutenção de adimplência das instituições participantes, através da adoção de tarifas diferenciadas. Para tanto, as instituições devem preencher alguns requisitos de elegibilidade, conforme estabelecido no regulamento próprio do Programa.

As instituições interessadas em participar do Programa podem protocolar na sede da empresa os seguintes documentos:

o    Ofício solicitando a participação no Programa;

o    Cópia do estatuto da instituição;

o    Cópia da ata de reunião da eleição da Diretoria em exercício;

o    Cópia do Registro no CNPJ;

o    Registro no Conselho Federal ou Estadual ou Municipal de Assistência Social;

Após a análise da documentação, a instituição receberá a visita de uma Assistente Social da Empresa que elaborará um laudo técnico quanto as condições de funcionamento da instituição e seu possível enquadramento no programa.

Estavam presentes na palestra os diretores Ricardo Pereira Simões dos Reis, diretor de Gestão Corporativa, Carlos Anderson Silveira Pedreira, diretor de Operações e Manutenção, José Gabriel Almeida de Campos, diretor de Meio Ambiente e Expansão e Sílvio Sá, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Sergipe - Sindisan, além de colaboradores da Deso.

Fonte: Agência Sergipe de Notícia