02/06/2022 12:07

Deso realiza visita técnica na Embasa

Compartilhamento de informações e troca de experiências entre os profissionais fizeram parte do ‘benchmarking’ fortalecendo a relação entre as Companhias

Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso

Nos últimos dias 26 e 27 de maio, empregados da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, visitaram a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, com o intuito de realizar um intercâmbio de informações entre os profissionais, além de enfatizar os procedimentos de Operação de Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgotos, com destaque para Tecnologias e Gestão de Licenciamento Ambiental, que possam ser replicadas na empresa, além de estreitar e fortalecer a relação entre as duas Companhias.

Neste procedimento de ‘benchmarking’, que consiste na busca das melhores práticas de gestão e que conduzem ao desempenho superior, registou-se a participação do corpo técnico misto de empregados da Diretoria de Operação e Manutenção - DOM e a Diretoria de Meio Ambiente e Expansão - DMAE, formado por Alessandra Costa, assessora Técnica da DOM, Zenilton Santos, superintendente de Sistemas de Esgotamento Sanitário, Marcelle Melo, coordenadora de Licenciamento Ambiental, Marcelo Telles, engenheiro civil, Alexandre Ribeiro, gerente de Coleta e Tratamento de Esgoto das Regionais e Thiago Silva, coordenador de Tratamento das Regionais.

Para Zenilton Santos, superintendente de Sistemas de Esgotamento Sanitário, a partir de visitas como essa, melhorias podem ser implantadas. “Foi uma visita muito agradável, com uma receptividade grande pelo pessoal da Embasa. Tivemos as explanações sobre toda parte estrutural da empresa, e como tratam a condição do esgotamento sanitário no estado da Bahia, em âmbito administrativo e operacional. Foi de grande importância para que pudessemos entender toda a estrutura que eles possuem, e correlacionar com a estrutura da Deso para que melhorias possam ser aplicadas. Na visita técnica pudemos constatar a existência de três sistemas diferenciados, e com esclarecimentos técnicos guiados. Como funcionários da Deso, tivemos um grande retorno de informações na Embasa, e com isso teremos consideráveis melhorias nos nossos sistemas”, confirmou.

De acordo com Alessandra Costa, assessora Técnica da DOM, o encontro é de grande importância para a Deso, diante do firmamento da parceria com a empresa baiana. “A transferência de informações técnicas será de grande valia para a Deso, pois permitirá uma interação com a Embasa, de forma institucional, contribuindo para um estreitamento na relação entre as empresas parceiras, propiciando compartilhamento de informações, permitindo troca de expertises e resultando em boas práticas na gestão de sistemas de esgotamento sanitário”, ressaltou.

EMBASA

Os visitantes da Companhia de Saneamento de Sergipe foram recepcionados no Parque Deputado Paulo Jackson, localizado no Rio Vermelho, em Salvador, pela Superintendente de Produção de Água e Esgotamento Sanitário (DM), Manuella Andrade e pela equipe da Unidade Socioambiental (TSA), composta pelo gestor, Thiago Hiroshi e por Cristiane Cunha.

Na ocasião, foram realizadas apresentações sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário de Salvador e sobre as inovações implementadas nas instalações, incluindo automação, recuperação de interceptores, sistemas de informação, biorremediação, entre outras. A equipe da TSA ficou responsável por apresentar o processo de licenciamento ambiental, os projetos estratégicos na área socioambiental da empresa, bem como os indicadores de processos. No primeiro dia, foram realizadas visitas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Hospital Couto Maia e na Estação de Condicionamento Prévio (ECP) do Rio Vermelho, guiadas pelas equipes da MPE, MPEE e MPET. No segundo dia, foi realizada a visita na ETE Iberostar, com o objetivo de conhecer o sistema de tratamento de reuso de esgoto pioneiro na Bahia, com o acompanhamento da equipe da Unidade Regional de Camaçari (UMC).