25/08/2022 14:55

“Campanha Desiano Sangue Bom” em parceria com o Hemose, acontece no Auditório Central da Companhia

A ação, conhecida como “Campanha Desiano Sangue Bom” que já está no calendário oficial da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, e aconteceu na última quarta-feira, 24, no Auditório Central da empresa, em uma parceria com o Hemose, tem o objetivo de colaborar com as pessoas que necessitam da doação e ao mesmo tempo, facilitar o ato de solidariedade, através dos funcionários da Deso e dos profissionais da saúde, montando a estrutura na empresa.

De acordo com o coordenador do Hemose, Ronei Magalhães, a parceria com a Deso traz excelentes frutos e auxilia muito com a atualização dos estoques de sangue na unidade. “Essa parceria que o Hemose vem fazendo com diversas empresas, inclusive estamos na Deso pela segunda vez, é de grande importância para estarmos aumentando o estoque no nosso banco de sangue. Os profissionais vêm até a empresa e trazemos toda a estrutura do Hemose para que os funcionários da Deso não precisem ir até a unidade. Ou seja, tem uma facilidade, inclusive a gente consegue ainda mais doadores com essa parceria com a instituição”, pontuou.

Para ser um doador, o indivíduo precisa pesar acima de 50kg, estar alimentado no momento da doação, estar se sentindo bem e levar documento com foto, e assim passa para a pré-triagem. “Encaminhamos em uma pré-triagem, verificamos o peso, altura, pressão, taxa de ferro, hemoglobina. Dessa pré-triagem, passa para a triagem, que é na parte da entrevista, através de um médico, biomédico ou enfermeiro, e nessa triagem tem algumas perguntas para sabe como as pessoas estão de saúde, ele é responsável por estar liberando para a coleta”, explicou Ronei.

DOAÇÕES

De acordo com o Médico do Trabalho da Deso, Diego Lima, a ação é vista com muita satisfação, por ser uma contribuição de grande importância, principalmente pela quantidade de participantes. “A importância desse momento, é da conscientização em ajudar as pessoas, que é uma necessidade sempre constante, para que elas possam estabelecer a saúde, e que estão passando realmente por um período de necessidade de recebimento de sangue ou de derivados. Além da conscientização, tem a ação que é a doação de sangue”, disse.

“A doação de sangue é extremamente importante, pois com ela é possível ajudar a salvar a vida de outras pessoas. É muito satisfatório o sentimento após a doação pois houve uma época em que pessoas muito próximas a mim precisavam da doação e infelizmente eu não podia ajudar. Hoje em dia, eu tento doar sangue sempre que posso para poder ajudar mais pessoas”, relatou Eloi Santos Silva Filho, estagiário do laboratório, que doou sangue neste dia.