Representantes da Deso e do Copemcan durante visita ao acervo da Companhia

26/09/2022 11:08

Programa: “Livro, Liberdade para a Alma”, da Deso, desperta o interesse pela leitura nos internos do Copemcan

Em parceria com o Complexo Penitenciário, a Companhia atendeu representantes do órgão, que visitaram o acervo e receberam doações de novos títulos

Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso

Representantes do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto – Copemcan, Presídio de São Cristóvão visitaram a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, para conhecerem o acervo que compõe o Programa: "Livro, Liberdade para a Alma”, idealizado por Cristina Santana, da Gerência Socioambiental. Na oportunidade, Gabriel de Campos, diretor de Meio Ambiente e Expansão esteve presente, e recepcionou Eden da Silva, vice-diretor da Presídio de São Cristóvão.

Com o objetivo de incentivar a leitura, a parceria foi oficializada nas dependências do presídio, com a implantação de uma “Gelateca Sustentável“, há alguns meses, e é sucesso em procura pelos títulos, por parte dos internos. Ela fica disponível no setor administrativo do presídio, onde todos os presos autorizados a circularem pelo local, podem efetuar o empréstimo.

De acordo com o diretor Gabriel de Campos, o Programa: “Livro, Liberdade para a Alma”, que já era motivo de orgulho entre os funcionários da Deso, agora se torna uma referência a partir do momento que firmou essa parceria com a Copemcan. “ É uma forma de lazer e desenvolvimento intelectual para os detentos daquela unidade prisional. É uma forma de tirar a mente daquelas pessoas do ócio e promover o enriquecimento cultural, dar um sentimento de pertencimento, colaborando com o trabalho de ressocialização dessas pessoas no processo de reintegração à sociedade. Então, assim, é mérito total da nossa colega Maria Cristina, da Gerência Socioambiental, que começou esse trabalho ainda de maneira embrionária, mas foi galgando cada vez mais espaço e foi crescendo, formando parcerias como essa da Copemcan, que é motivo de muito orgulho para a nossa empresa de uma forma geral”, destacou.

Segundo Eden da Silva, vice-diretor da Presídio de São Cristóvão, a parceria só aumenta e de forma muito positiva para todos os envolvidos. “Tivemos a oportunidade de visitar a empresa Deso, a qual nos convidou através da Cristina, idealizadora do Programa: “Livro, Liberdade para a Alma”. Nesse projeto, o qual o Copemcan trabalha em parceria, com o apoio do Departamento do Sistema Prisional - DESIP, e com o coordenador de esporte, o Túlio Marcos, temos trabalhado junto aos internos levando os livros para os mesmos, através essa parceria junto com o projeto da Deso, e percebemos que através dessa leitura que é benéfica para os seres humanos, já que eles desenvolvem uma concentração, um foco seletivo e uma imaginação, todos esses benefícios ajudam a manter o interno, aqueles que estão encarcerados, de forma saudável mentalmente falando. Com essa visita na Companhia, a qual também recebemos uma doação de livros, estamos bastante alegres com esse trabalho e estamos à disposição para nos somarmos cada dia mais. Somos gratos à Deso, mais uma vez, somos gratos à Cristina, gratos ao diretor, Gabriel, que nos recebeu nos colocamos à disposição para nos somarmos naquilo que for necessário”, ressaltou.

Para o coordenador de Esportes do Complexo, Túlio Marcos, a leitura desperta grandes benefícios ao interno. “O acesso aos livros está despertando nos internos o interesse pela leitura, momento de lazer, melhor convívio e o aprendizado. Podemos perceber o grande entusiasmo e a alegria a cada narrativa dos livros lidos.Tivemos a oportunidade de conhecer o acervo da Deso e a estrutura do projeto. Visivelmente nota-se a grande importância e o amor com que é feito esse projeto. Por isso, flui na naturalidade. Que essa parceria se perdure por longas datas e que seja propagado a outras unidades, para que mais pessoas sejam beneficiadas, contribuindo para ressocialização dos internos”, disse.