13/12/2022 14:41

Unidades da Deso adotam a Metodologia 5S

Etapas de otimização garantem melhorias e foco nos processos da empresa

Por Verônica Moura – Assessoria de Comunicação da Deso

Para organizar uma empresa é necessário uma atuação estratégica com o envolvimento de todos os colaboradores, abraçando diversas etapas de otimização. Para contribuir com isso, a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, tem aderido cada vez mais pela Metodologia 5S, que abrange o controle de qualidade e tem sido muito praticada pelas organizações. Com base nisso, a Diretoria Executiva da Deso tem incentivado suas unidades para que organizem seus processos com foco na qualidade. E, com esse intuito, criou a Assessoria de Gestão de Qualidade Total – ASGQ, com papel de assessorar a Companhia na formulação da política de qualidade, para implementação de boas práticas e melhorias de desempenho.

Um exemplo disso, é a participação cada vez mais frequente, de várias dessas unidades, no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento – PNQS, um instrumento muito importante para empresas que buscam qualidade, e muitas unidades da Deso já alcançaram o reconhecimento desse prêmio. Nesse processo, a Metodologia 5S se torna uma ferramenta essencial. Essa metodologia, criada no Japão, na década de 1950, se baseia em cinco pilares, cujas palavras em japonês iniciam com a letra S, são elas: Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (sáude) e Shitsuke (autodisciplina), tendo como objetivos, melhorar o

ambiente de trabalho, melhorar a qualidade de vida, concretizar o trabalho em equipe, facilitar a execução das tarefas, reduzir gastos e desperdícios, e otimizar o espaço físico.

De acordo com Raimundo Santos Moura, técnico Industrial Sênior, da Assessoria Técnica de Operação e Manutenção, um dos responsáveis pela aplicação da metodologia, a Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade - GCV foi a mais recente unidade a implantar a metodologia. “Cabe ressaltar que, para que o método logre êxito, o comprometimento de todos é fundamental e foi o que aconteceu no Laboratório. O processo durou uma semana e envolveu toda a equipe, que trabalhou na reorganização do setor, seguindo os preceitos da metodologia. O resultado foi um ambiente mais limpo, seguro, eficiente e organizado, promovendo a satisfação de seus colaboradores pela sensação de bem-estar proporcionada. A preocupação agora é com a aplicação do 5º S (senso de autodisciplina), para manter tudo que foi conquistado durante o processo”, explicou.

Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade

Para Giovani Silva, da Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade, é uma forma de organizar utilizando os recursos atuais, de forma a preservar o colaborador, a limpeza do ambiente e melhorar a produtividade. “No dia a dia da unidade, garantimos a saúde do colaborador e a produtividade esperada pela empresa. A expectativa a partir de agora, diante dos resultados é manter a metodologia ativa, com a participação de 100% dos colaboradores, sem a necessidade de cobrança. Diante da experiência vivenciada, posso dizer que a metodologia vai proporcionar uma melhora no ambiente de trabalho, no desempenho e na saúde do colaborador”, disse.

Para Douglas Santos, químico Industrial, era necessário aplicar o 5S no setor. “Em uma reunião gerencial, sentiu-se a necessidade de aplicar essa metodologia 5S, para que pudessemos organizar os ambientes. Tinha muita coisa acumulada que não era mais usada. Reunimos o pessoal do setor no auditório, e o Raimundo explicou toda a definição do 5S, como poderia ser aplicado no setor. A ação começou com o registro de fotos para um “antes e depois” da aplicação, por duas semanas estivemos realizando as práticas no setor e após um mês, foi feita a avaliação com base em um relatório, onde foi feito um checklist de como o setor estava. Com base nisso, nova melhorias foram feitas e um certificado foi oficializado pela aplicação da Metodologia 5S. Posso afirmar que o dia a dia do setor está mais leve, além disso, sentimos uma união maior, pois todos abraçaram a ideia. E o melhor está sendo a continuidade do processo, onde estamos mantendo as aplicações”, disse.