Parceria foi oficializada durante o evento do Governo, “Sergipe é Aqui”, no município de Frei Paulo
Parceria foi oficializada durante o evento do Governo, “Sergipe é Aqui”, no município de Frei Paulo
Por Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso
No cenário atual, onde a infraestrutura e o acesso a serviços básicos são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, juntamente com o Governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), firmaram um acordo de cooperação técnica para prevenir e reprimir crimes que envolvem furtos de água e equipamentos, nas Estações de Tratamento, em Sergipe.
A parceria ocorreu na manhã desta quinta-feira, 06, durante a edição do “Sergipe é Aqui”, no município de Frei Paulo, onde a Deso participou intensamente não só com a assinatura do convênio, mas com ações voltadas para o atendimento ao público e meio ambiente. A unidade móvel, conhecida como “Saneamento Expresso” esteve presente e pode servir de instrumento para conscientização dos que acessaram o veículo e receberam orientações da equipe da Companhia. Além do diretor-presidente da Deso, Luciano Goes, também estiveram presentes, Carlos Anderson Pedreira, diretor de Operação e Manutenção, e Kleber Curvelo, diretor de Meio Ambiente e Expansão.
Para Luciano Goes, diretor-presidente da Deso, é uma parceria que sempre deu certo e a partir dessa assinatura está oficializada as ações por todo o Estado. Essa parceria nos ajuda combater os furtos de água, além de equipamentos nas Estações de Tratamento, como bombas e cabeamentos. A parceria abrange a Polícia Civil e Militar, para colaborar com a Companhia de Saneamento em coibir esse tipo de furto, que prejudica imensamente o abastecimento de água e o tratamento de esgoto. Independente desse acordo, a SSP sempre foi participativa e sempre apoiou e teve ações a favor da Deso”, ressaltou.
A ação faz parte do trabalho que já vem sendo desenvolvido pela SSP, Deso e Coderse no combate aos crimes que envolvem o abastecimento de água em Sergipe, conforme evidenciou o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes. “Nós já tínhamos um convênio há alguns anos e vamos continuar com as investigações para evitar a ocorrência dos crimes que afetam o abastecimento de água no estado”, disse.
“SERGIPE É AQUI”
A presença da Companhia de Saneamento na sétima edição do “Sergipe é Aqui”, promovida pelo Governo, em Frei Paulo, levou o compromisso da empresa em contribuir ativamente para o avanço das políticas públicas relacionadas ao saneamento básico. A empresa, reconhecida por sua expertise e experiência na área, desempenha um papel fundamental na implementação de projetos de infraestrutura, na gestão eficiente dos recursos hídricos e na promoção de iniciativas sustentáveis.
Foram registrados atendimento ao público, através do Programa Tarifa Social, e renegociações de dívidas que cada usuário possua. Na oportunidade também foram levadas as práticas de educação ambiental, desenvolvidas através da Unidade Móvel, Saneamento Expresso. Para José Jorge Silva, coordenador de Educação Ambiental, a equipe presente foi com o intuito de serem os informantes de como a água chega a cada torneira. “A nossa proposta é passar para o público, principalmente o escolar, que são os multiplicadores das informações, que a Deso hoje tem uma responsabilidade e preocupação socioambiental de fazer todo o trajeto da água até chegar na casa de cada usuário, com a ampliação de rede com a construção de um reservatório, ampliaremos o serviço e com qualidade”, explicou.