Através da Coordenação de Serviço Social e Benefícios, funcionários da empresa ampliaram conhecimento sobre saúde e prevenção
Por Pedro Nascimento (estagiário) / Supervisão: Verônica Moura (Jornalista), da Assessoria de Comunicação da Deso
Na manhã da última quarta-feira (09), a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), através da Coordenação de Serviço Social e Benefícios (CSSB), realizou em parceria com o professor e médico especializado em saúde pública, José Almir Santana, uma palestra socioeducativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) para toda a força de trabalho da Superintendência de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SUES), localizada no Inácio Barbosa, em Aracaju.
A ação fez parte do “Programa Boa Semana”, um projeto coordenado pelas assistentes sociais Tatiane Cravo e Ana Taynara que visa melhorar o bem-estar físico e mental dos colaboradores da Companhia através de atividades e palestras ministradas por profissionais da área da saúde, especializados em cada temática escolhida.
Dentre outras atividades, o “Boa Semana” promoveu também um minicurso sobre alimentação saudável, apresentado pela nutricionista Daiana Melo, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Para a ação da última quarta, a escolha do tema, segundo a coordenação da CSSB, se deu por votação popular. “Aplicou-se um questionário aos colaboradores e eles, na ocasião, solicitaram uma intervenção relacionada a Infecções Sexualmente Transmissíveis”, comentou Tatiane. “Pretende-se abordar a temática novamente na sede da Companhia e na Gerência Metropolitana de Distribuição Norte (GMDN)”, adicionou.
Médico especializado
Segundo o Dr. Almir Santana, o ambiente de trabalho é o local mais adequado para educar a população acerca da problemática da palestra, sobretudo os homens. “É muito difícil reunir (homens) para falar de saúde, em outro local que não o espaço de trabalho. Eles levam a sério, fazem perguntas e interagem, então é muito positivo”, comentou. “Esse trabalho da Deso é de suma importância, pois mexe na cabeça dos colaboradores para que levem a prevenção a sério”, completou.
Dr. Almir adicionou, ainda, que irá cadastrar a SUES, junto a Secretaria de Estado da Saúde, para que toda a força de trabalho da unidade tenha acesso a preservativos de maneira contínua. “A camisinha é um insumo importante que protege a vida das pessoas, então, depois de cadastrarmos (a unidade), eles ficam à vontade para pegar (os preservativos) e não só usar, mas também distribuir para filhos, amigos e vizinhos”, afirmou.
Para Tatiane, atividades como essa viabilizam a construção de uma empresa mais humanizada. “O Programa Boa Semana vem ampliando o acolhimento social aos funcionários, demonstrando sua relevância na empresa e, sobretudo, fortalecendo as relações”, comentou. A coordenadora do projeto relatou também que existem planos de expansão do Programa. “Um dos principais objetivos é expandir as ações aos núcleos que formam as quatro regionais. O Programa incluiu atividades em alguns setores específicos da sede e em breve deverá expandir para outros locais”, concluiu.