30/10/2023 14:10 Verônica Moura Dos Santos Verônica Moura Dos Santos

Deso participa de Seminário de Saneamento Ambiental no Instituto Federal de Sergipe

Ação contou com a presença do ônibus Saneamento Expresso, que levou conscientização para os alunos

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), por meio da Gerência Socioambiental e da Coordenação de Educação Ambiental, esteve presente com o Saneamento Expresso, no 7º Seminário de Saneamento Ambiental (Sanear), promovido pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS), direcionado para os alunos do curso de Saneamento Ambiental. Na ocasião, a Companhia levou orientação voltada para esta temática aos participantes, de forma leve e descomplicada.

A exposição foi feita dentro do ônibus ‘Saneamento Expresso’, totalmente adaptado e com uma maquete, onde é possível aprender, de forma lúdica, como acontece a captação da água no manancial, passando pelo tratamento, chegada às torneiras e a devolução do efluente devidamente tratado.

A iniciativa itinerante não se limita à capital, Aracaju. O ônibus percorre o interior de Sergipe, ampliando o entendimento da população sobre o ciclo do saneamento, mostrando como acontece a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, assim como as estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos e uso consciente da água.

“A proposta do Saneamento Expresso é ser um disseminador de conhecimento. Por isso, a importância de participarmos de eventos como esse, promovido pelo IFS, que fazem com que possamos ampliar a ideia proposta pelo programa da Deso, em desmistificar todo o caminho percorrido pela água, até chegar às torneiras das residências”, disse o coordenador do programa, Jorge Silva.

Para o coordenador de Saneamento Ambiental do IFS, Leandro Barros de Santana, o Seminário traz a interação entre os participantes e incentiva a discussão positiva sobre as abordagens propostas. “O Saneamento Expresso é um programa extremamente relevante, pois além do conhecimento sobre saneamento, reforça a importância do tratamento da água e dos efluentes domésticos e industriais. São temáticas como essa que oferecemos aos nossos alunos para que eles tenham acesso à informação e conhecimento”, destacou.

O evento contou com a participação de estudantes de diversas áreas, como Marcos Shineider, do curso técnico de Segurança no Trabalho. Para ele, foi uma oportunidade de aprender sobre os processos de saneamento e de se tornar um agente transformador da comunidade.