31/10/2023 11:38

Deso promove evento de conscientização pela prevenção dos cânceres de mama e próstata

A ação contou com a palestra do urologista Dr. Érico Nepomuceno e da mastologista Dra. Paula Saab

 

Por Pedro Lima (estagiário) / Supervisão: Verônica Moura (Jornalista), da Assessoria de Comunicação da Deso

 

Em alusão aos meses de conscientização pela prevenção contra os cânceres de mama e de próstata, Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promoveu, na última segunda, 30, um evento socioeducativo sobre a temática para todos os colaboradores da sede da empresa.

 

Desenvolvida pela Gerência de Gestão de Saúde de Segurança do Trabalho (GGSS), a ação contou com a apresentação de um grupo de dança formado por mulheres que já tiveram -e superaram- o câncer de mama e a presença de dois médicos especializados no assunto, o urologista Érico Nepomuceno e a mastologista Paula Saab.

 

Para Paula, o evento foi de grande valia para todos os participantes. “É muito importante que palestras como essa ocorram no ambiente de trabalho, visto que um câncer, obviamente, impacta na vida profissional das pessoas. Então, quando a gente traz informações, ajudamos a prevenir, a fazer um diagnóstico precoce, e sofrer menos em caso de um eventual caso da doença”, contou.

 

Segundo o estagiário da Coordenação de Loja de Atendimento Metropolitano VI (CLA 6), Felipe Nascimento, a ação lhe trouxe uma série de conhecimentos que provavelmente não seriam adquiridos de maneira própria. “É interessante essa dinâmica no local de trabalho porque eu provavelmente não iria buscar conhecer todas essas formas de prevenção de maneira própria. E, além disso, conhecendo agora, posso repassar o conteúdo e ajudar colegas e familiares, então foi muito bom”, explicou.

 

A GGSS informou, ainda, que os eventos de Outubro Rosa e Novembro Azul fazem parte do cronograma anual de saúde da Deso, sendo somadas as outras diversas ações promovidas ao longo do ano, como as de alimentação adequada, realização de atividades físicas, diminuição do consumo de álcool e fumo, realização de exames de rotina e controle de estresse, por exemplo. Além disso, o setor está analisando e deverá levar a ação para outras unidades metropolitanas ao longo do mês de novembro.