21/12/2023 17:31

Programa Deso Vida beneficia instituições filantrópicas em Sergipe

Em sua quinta edição, evento trouxe temáticas sustentáveis e teve a participação de representantes das entidades contempladas pela iniciativa 

por Pedro Nascimento (estagiário), com supervisão de Verônica Moura, da Assessoria de Comunicação da Deso

Um dos mais tradicionais programas da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o ‘Deso Vida’ chegou à sua quinta edição na manhã da quarta-feira, 20, na sede da empresa. Com o tema ‘Semeando a sustentabilidade’, a edição, que visa divulgar o programa de apoio às entidades assistenciais sem fins lucrativos, contou com apresentações culturais do Coral da Deso: Cantar das Águas e do grupo de capoeira do Externato São Francisco de Assis, além de palestras sobre Movimento ODS, Recigraxe, apresentação das boas práticas sustentáveis e feira solidária de artesanato de instituições parceiras do ‘Deso Vida’.

Atualmente, 26 instituições são contempladas pela iniciativa. Segundo o presidente da Deso, Luciano Goes, o programa é de suma importância. “A Deso, visando facilitar o funcionamento e ampliar os projetos de cunho social das instituições beneficentes, reduz em 50% o valor da tarifa de água de mais de 26 organizações filantrópicas do estado, e pretende aumentar cada vez mais esse número em 2024. A premiação com o Selo ODS 2023 demonstra a capacidade do serviço (Deso Vida) e a responsabilidade junto às instituições, então é de suma importância que seja divulgado, e parabenizado pelo trabalho feito”, comentou.

Para o diretor Comercial Financeiro da Deso, João Quintiliano, o evento é uma demonstração do compromisso da companhia com os serviços sociais. “O ‘Deso Vida’ e o ‘Tarifa Social’, que reduzem em até 50% a conta de água da população que se encaixa nos requisitos solicitados pela Companhia, são dois instrumentos muito importantes para a população sergipana. É uma parceria em que todos ganham: a Deso e seus colaboradores envolvidos no processo, as instituições beneficentes que podem realizar seus serviços de forma mais tranquila e, consequentemente, toda a população. O programa é um sucesso”, finalizou.

Instituições

A Creche Ação Solidária Almir do Picolé é uma das participantes do programa. A instituição é comandada por Almir do Picolé, atuante do trabalho social há mais de 34 anos e uma das mais relevantes figuras filantrópicas do estado, que destacou a necessidade do programa ‘Deso Vida’. “Estamos em parceria com a companhia há quase oito anos, e tem sido muito importante para a manutenção da creche. Atualmente, atendemos 100 crianças de segunda a sexta de maneira gratuita, e o ‘Deso Vida’ é um grande aliado da gente. É uma iniciativa muito bonita e que auxilia demais o funcionamento das instituições”, contou.

De acordo com a assistente social da Deso, Anna Luiza, o evento é resultado de um trabalho em equipe. “A quinta edição do encontro ‘Deso Vida’ é um momento de confraternização e troca de saberes entre as instituições parceiras, neste ano com a participação especial do Movimento Nacional ODS Sergipe e a Recigraxe, somando com a Gerência Socioambiental (Gesa), divulgando nossas boas práticas e ações de sustentabilidade. Estamos vendo o evento se consolidar e crescer. Isso é fruto de um esforço coletivo do Atendimento Social e dos parceiros da Gerência de Atendimento (GATE), Diretoria Comercial Financeira (DCF), e todos os colaboradores da Deso que contribuíram para a realização do encontro”, assegurou.

Também estiveram presentes o diretor de Meio Ambiente, Kleber Curvelo; a gerente do Atendimento da Metropolitana, Kelly Cristina; a coordenadora de Atendimento Social, Aline de Jesus Lima; o coordenador jurídico do Movimento Nacional ODS, Sílvio Eduardo Assunção; e a CEO da Recigraxe, Rejane Lemos Freire.