Na 19ª edição do programa, o Governo está presente com mais de 170 serviços de inúmeros órgão e secretarias
Na primeira edição de 2024 do ‘Sergipe é aqui’, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) se fez presente com diversos serviços e ações. São aproximadamente 170 serviços ofertados por meio de órgãos e secretarias estaduais, prontos para atender a população e facilitar o acesso a quem precisa. Na 19ª edição do programa, que aconteceu nesta quinta-feira, 11, no município de Gararu, a empresa levou vários serviços que facilitam o dia a dia das comunidades, como a análise de faturas, renegociação de dívidas, possibilidades de descontos, além da distribuição de copos de água, mudas frutíferas e o programa ‘Livro: liberdade para a alma’, que incentiva a leitura ao oferecer títulos literários diversos ao público.
Para o diretor comercial financeiro da Deso, João Quintiliano, a presença da empresa no município do alto sertão é de grande importância. “O ‘Sergipe é aqui’ tem excelente relevância no estado como um todo, e em Gararu tivemos um contato mais próximo e direto com a população para atendermos as demandas que chegam, a exemplo do cadastro para ligações novas de água, inserção no programa Tarifa Social, negociação de débitos para os usuários que se enquadram na categoria baixa renda, entre outros serviços”, disse.
“É uma maneira de estarmos mais próximos da população e atender as necessidades locais. Ressalto os investimentos que a Deso vai executar na adutora que liga Porto da Folha a Nossa Senhora da Glória com a duplicação da vazão. Foram comprados os conjuntos de motobombas e a ordem de serviço para a instalação desses aparelhos. Acreditamos que, em até 90 dias, o volume de água disponível em Porto da Folha a Glória, que também contempla Gararu, melhore bastante”, acrescentou João Quintiliano.
Segundo o superintendente comercial da Deso, Mizael Martins, a empresa se faz presente de várias formas para atender o usuário. “A Deso marca presença com vários serviços para a população, sendo que também estamos presentes nos canais de atendimento que a companhia oferece, caso seja necessário, o atendimento via whatsapp, aplicativo da Deso, além das lojas espalhadas por todo o estado, como também os Ceacs [Centros de Atendimento ao Cidadão] na capital e interior. Estamos presentes em Sergipe e fazemos questão de estarmos presente em todas as edições deste programa do governo”, afirmou.
Saneamento Expresso e Deso Móvel
Fizeram parte desta edição do 'Sergipe é aqui' serviços da companhia como o Deso Móvel, por meio do qual é possível solicitar a segunda via, o parcelamento, a análise de faturas, ligação ou religação, tudo em um mesmo ambiente para maior comodidade do usuário; o programa Tarifa Social, com a possibilidade de ter até 50% de desconto na tarifa de água, caso o usuário se enquadre nos critérios socioeconômicos; o programa Saneamento Expresso com a Unidade Móvel de Educação Ambiental, que é itinerante e possibilita levar à população informações sobre meio ambiente e saneamento, em veículo tipo ônibus, adaptado e equipado com maquetes didáticas e funcionais, que retratam todo o Ciclo do Saneamento.
Para a lavradora Jailza Rosa de Góis, residente no município, a religação da água foi ativada com sucesso. “Foi uma experiência positiva. Estava sem água em casa, e quando soube que a Deso disponibilizaria o serviço de religação de forma prática, juntei meus documentos e procurei a empresa. Então, vai ser bem melhor, facilita muito”, comemorou.
Também lavrador, José Rodrigues dos Santos se surpreendeu com a resolução da demanda. “Não sabia desse movimento aqui na cidade. Fui comunicado por minha irmã que veio mais cedo e falou que eu poderia resolver minhas pendências com a Deso. Agora, vou aguardar 15 dias para a liberação no programa Tarifa Social, caso eu me enquadre nos requisitos. Está sendo muito positivo para mim”, ressaltou.