25/01/2024 17:04

Santana do São Francisco recebe serviços da Deso durante o ‘Sergipe é aqui’

Religação de água, negociação de dívidas e cadastramento no Tarifa Social são alguns dos mais solicitados pela população

O acesso ao atendimento é uma das prioridades da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que está presente em todas as edições do ‘Sergipe é aqui’. A 20ª edição do programa de governo itinerante aconteceu nesta quinta-feira, 25, no município de Santana do São Francisco. Mais de 160 serviços ofertados à população, por órgãos e secretarias estaduais prontos para atender e encaminhar as demandas de quem mais precisa.

Segundo o presidente da Deso, Luciano Goes, a empresa leva as soluções de forma rápida, sempre ouvindo as solicitações que possam beneficiar a população. “É dessa forma, estando próximo ao cidadão, que o Governo do Estado, junto com a Deso, traz a ampliação da Tarifa Social na região. Serviços como renegociação de dívidas, exclusão de multas e juros para os mais carentes estão sempre presentes”, disse.

Além disso, Luciano Goes chamou atenção para a facilidade de entender as demandas locais a partir da realização do ‘Sergipe é aqui’. “Ouvimos as demandas do município, a exemplo do que o prefeito nos comunicou sobre a necessidade de melhoria no abastecimento no povoado Saúde, e o projeto que está em andamento, referente ao esgotamento sanitário de Santana do São Francisco, que logo em breve teremos a licitação para esta obra, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população”, destacou.

Tarifa Social

Segundo o superintendente comercial da Deso, Mizael Martins, a companhia busca resolver as solicitações dos usuários e trazer comodidade com os serviços de forma itinerante. “A Deso sempre oferece o atendimento para o cidadão, de diversas formas. Estamos com a unidade móvel de atendimento, com o serviço de solicitação de ligação nova, religação, refaturamento. Estamos também com o nosso carro-chefe, que é o cadastramento no Tarifa Social que, em setembro passado, tinha 403 famílias cadastradas na região e, hoje, tem 1.121 famílias. Pretendemos chegar ao final de janeiro com 1.300. Isso é uma marca que a Deso tenta atingir, porque o nosso público-alvo, além de todos os clientes, é claro, são as famílias de baixa renda”, pontuou.

Saneamento Expresso e Deso Móvel

Fizeram parte desta edição do 'Sergipe é aqui' serviços da companhia como o Deso Móvel, por meio do qual é possível solicitar a segunda via, o parcelamento, a análise de faturas, ligação ou religação, tudo em um mesmo ambiente para maior comodidade do usuário; o programa Tarifa Social, com a possibilidade de ter até 50% de desconto na tarifa de água, caso o usuário se enquadre nos critérios socioeconômicos; o programa Saneamento Expresso com a Unidade Móvel de Educação Ambiental, que é itinerante e possibilita levar à população informações sobre meio ambiente e saneamento, em veículo tipo ônibus, adaptado e equipado com maquetes didáticas e funcionais, que retratam todo o Ciclo do Saneamento.

População

De acordo com o fiscal de vigilância sanitária Edmar Carvalho, o atendimento da Deso durante o evento atendeu às necessidades dos que foram em busca de atendimento. “Fui atendido com celeridade e consegui resolver o que estava precisando, e ressalto que o atendimento foi bem ágil. Fui muito bem recebido pelos atendentes, com um serviço prestado de forma excelente”, disse.

Assim como ele, a pescadora Juliana Barbosa chamou atenção para a agilidade do serviço. “Quando soube dos serviços que estariam disponíveis, acreditei que poderia solucionar o que estava à procura. Ao ser atendida, tive minha religação de água resolvida, com um ótimo atendimento, e super-rápido”, explicou.