22/02/2024 14:49

Região de Cumbe receberá melhorias da Deso com nova estação de tratamento de água

Anúncio foi feito durante a 22ª edição do “Sergipe é aqui”; população pôde negociar e solicitar diversos outros serviços durante o evento

Engajada no propósito de manter a qualidade e a universalização dos serviços oferecidos, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) esteve presente na 22ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta quinta-feira, 22, no município de Cumbe. O programa de governo itinerante leva à população interiorana uma diversidade de serviços da administração estadual.

O presidente da Deso, Luciano Góes, destacou a importância do evento para a população local e anunciou investimentos na região. “A construção da nova estação de tratamento de água em Amparo do São Francisco beneficiará nove municípios, dentre eles Cumbe, que terá melhorias na água tratada, que chega até as torneiras dos moradores. Serão quase R$18 milhões investidos nesta estação que chegará para ampliar a qualidade de vida de todos”, afirmou o presidente.

Serviços

Na ocasião, os participantes puderam contar com o atendimento da unidade móvel da Deso, onde os moradores tiveram a oportunidade de se cadastrar na Tarifa Social, que oferece desconto de até 50% na conta de água para pessoas de baixa renda. 

Por meio do ‘Sergipe é aqui’, a companhia cumpre o objetivo de levar para o município todos os serviços oferecidos nas lojas da Deso, conforme explicou o gerente comercial da regional sertão, José Edson Nunes Portela. “Hoje trouxemos para os cumbienses a negociação de débitos, renovação da tarifa social, assim como a troca da titularidade da conta e outras atividades. O intuito é facilitar a vida dos usuários, para que eles não precisem se deslocar para serem atendidos”, disse o gerente, destacando o valor da aproximação dos clientes com a empresa.

Quem pôde aproveitar essa edição do 'Sergipe é aqui' foi o autônomo José Fábio de Melo Santos, que se cadastrou na Tarifa Social da Deso. “O atendimento da Deso aqui em Cumbe está bastante organizado, tudo ótimo. Agora só falto preencher o formulário e esperar a conta chegar mais barata em casa”, celebrou.

A diarista Maria do Carmo Santos também pôde fazer o cadastramento social, e destacou o acolhimento da Deso durante o evento. “Fui muito bem atendida. Vim com o meu netinho e pudemos tomar uma água para refrescar o calor, então foi muito bom”, enfatizou Maria do Carmo.

Projetos socioambientais

O projeto ‘Deso + Verde’ também ganhou destaque, distribuindo mudas de plantas gratuitamente aos visitantes. Além disso, a companhia esteve ativa na doação de livros por meio do projeto ‘Livro, liberdade para a alma’, que distribuiu cerca de 200 exemplares, ficcionais e didáticos, aos visitantes. “Esse projeto é muito interessante. Estou gostando muito de estar aqui hoje. Pude ver obras clássicas de Machado de Assis e José de Alencar, que com certeza vou levar para casa”, festejou a estudante Nicole dos Santos Lima.

Ainda na seara educativa, alguns alunos de escolas locais puderam conhecer mais sobre o ciclo da água e o sistema de captação e tratamento da Deso, por meio do programa educativo Saneamento Expresso.

“O objetivo é disseminar a nossa missão socioambiental e contribuir com a sociedade, através das visitas no Saneamento Expresso e o Deso + Verde. É uma oportunidade das pessoas do interior conhecerem o nosso trabalho”, acrescentou o gerente da Coordenação Ambiental, Mário Léo de Oliveira.