28/02/2024 14:21 Verônica Moura Dos Santos André Alcântara

Deso investe em tecnologia com dupla filtração de água e garante abastecimento de qualidade à população

Sistema evita desperdícios em Estações de Tratamento e reforça distribuição a sergipanos

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem compromisso de assegurar que as famílias do estado tenham água em boas condições e volume suficiente, além de zelar pelos recursos hídricos e preservar o meio ambiente. Pensando nisso, a empresa tem investido no sistema de dupla filtração em novas Estações de Tratamento de Água (ETAs). Na prática, o modelo gera economia do recurso hídrico, elimina perdas e permite uma maior quantidade de água distribuída.

“A água entra por um fluxo ascendente e sai por um fluxo descendente. Ou seja, ela passa por dois processos de filtração. Isso vai permitir, também, o reuso da água utilizada para lavar os filtros da ETA. Para fazer isso, você trata, ela vai para um sistema, é processada, e retorna novamente para o processo. As impurezas maiores são retiradas. E para não perder essa quantidade de água, ela volta para o sistema para ser novamente processada”, explicou o superintendente de Sistemas Regionais de Água da Deso, Napoleão Gomes Barreto.

Outra vantagem da tecnologia é diminuir as paralisações de abastecimento em períodos de chuvas intensas. Isso ocorre porque sedimentos do solo são levados para mananciais pela força da chuva, tornando a água muito mais suja que o comum, o que demanda redução da vazão para que a ETA tenha capacidade de tratamento, impactando a distribuição. Porém, segundo o diretor de Meio Ambiente e Expansão, Kleber Curvelo, com o novo sistema, a Deso é capaz de mudar essa realidade.

“No período de chuvas fortes, as ETAs com dupla filtração serão capazes de trabalhar com a vazão habitual, não sendo mais necessário diminuí-la, pois o modelo dará conta de lidar com os elementos em suspensão na água. Assim, o abastecimento ficará dentro da normalidade mesmo nesses momentos”, afirmou, citando como exemplo Nossa Senhora das Dores, que sofria com a falta d’água quando chovia muito, e o cenário agora é diferente com a nova Estação de Tratamento de Água munida com a tecnologia.

Mais vantagens

Além de beneficiar a companhia e a população sergipana, o sistema também contribui para o meio ambiente. Isso porque, segundo o químico industrial da Gerência Regional de Produção e Distribuição Centro-Oeste (GRCO) da empresa, Marcelo Barros, a dupla filtração otimiza o consumo de água nas estações durante o processo de potabilização.

“A água é um recurso estratégico. Portanto, seu uso sustentável vai, desde já, garantir a poupança dos recursos hídricos, isto é, reduzir o estresse hídrico de mananciais. Para isso, as ETAs com dupla filtração visam o consumo sustentável da água a partir da otimização do uso, bem como a possibilidade de reaproveitamento da água de serviço dentro do próprio sistema”, afirmou ele.

O modelo está presente em equipamentos de tratamento de água de diversas regiões do estado. Ao todo, são 14 ETAs operadas pela Deso que contam com dupla filtração: ETA Jacaré-Curituba (entre Canindé de São Francisco e Poço Redondo), ETA Povoado Cajueiro (Poço Redondo), ETA Povoado Curralinho (Poço Redondo), ETA Assentamento Cajueiro (Poço Redondo), ETA Escurial/Brandão (Gararu), ETA Nossa Senhora das Dores, ETA Areia Branca, ETA Rio das Pedras (Itabaiana), ETA Malhador, ETA Riachuelo, ETA Alto Santo Antônio (Neópolis), ETA Povoado Serrão (Ilha das Flores), ETA Jabeberi (Tobias Barreto) e ETA Sapé (Itaporanga D’Ajuda).