09/11/2023 15:26 Verônica Moura Dos Santos Verônica Moura Dos Santos

Deso aumenta atuação para coibir ligações de água clandestinas em Sergipe

Companhia realiza acompanhamento intensivo através dos setores de perdas e macromedição, com um trabalho de inteligência e fiscalização, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública

Com o objetivo de erradicar fraudes no abastecimento de água, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) tem aumentado as fiscalizações em várias localidades do estado. Dentre as irregularidades encontradas, estão fraudes de hidrômetros e desvio da ligação de água para a não contabilização do consumo. As regiões continuam sendo mapeadas e as irregularidades estão sendo sanadas, para que o abastecimento de água permaneça constante nas torneiras dos usuários.

O diretor de Operação e Manutenção da Deso, Carlos Anderson Pedreira, explicou que o furto de água contribui para a diminuição da oferta de água tratada, principalmente em períodos de escassez hídrica. “Em virtude desses desvios, a água não chega até o final das redes nos sistemas, ocasionando a falta d'água em localidades mais altas e interioranas, interrompendo o processo de distribuição programado”, afirmou o diretor.

Monitoramento

A Deso realiza o acompanhamento, por meio dos setores de perdas e macromedição, com um trabalho de inteligência e fiscalização na área demandada, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). “A título de exemplo, em uma fiscalização realizada recentemente na região da Serra do Boi, em Sítios Novos, foram fiscalizadas em torno de 180 ligações e encontramos irregularidades em 110 delas”, completou.

O diretor ainda ressaltou que ligação irregular de água é crime, já que se trata de furto qualificado do bem público. “A pessoa que faz ligações clandestinas pode receber sanções administrativas, como multas da Deso, ou até mesmo criminais, como a prisão em flagrante”, pontuou.

Atendimento

Em casos de falta de rede de água, a população pode solicitar a ligação ou regularização do serviço nas unidades da Deso, ou no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) mais próximo ou pelos telefones 4020-0195 e o 0800 079 0195.

Ainda, é possível realizar o procedimento pelos canais de atendimento digital da empresa: a Agência VirtualWhatsapp ( 79 3142-3000) ou o App da Deso

Fotos: Arquivo Deso