ImprensaNotíciasItens filtrados por data: Domingo, 16 Junho 2019
Companhia de Saneamento de Sergipe - Itens filtrados por data: Domingo, 16 Junho 2019

A antiga Gerência de Compras e Almoxarifado – GECA, da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, passou a ser Centro de Distribuição – CD, buscando alinhar-se as boas práticas de Gestão Pública, e atuação para a modernização do setor. As medidas estão sendo implementadas gradativamente no local, que conta com uma equipe de 33 pessoas, incluindo terceirizados e estagiários e a mudança está visível nos resultados positivos.

De acordo com Tatiana Franco, gerentede compras e almoxarifado, diante desse novo cenário, a transição de Almoxarifado em um Centro de Distribuição – CD, amplia a resolução das demandas, com maior agilidade, dentro das características de uma empresa pública. "O nosso foco inicial foi a parte de compras, então capacitamos o pessoal do setor. Focamos na qualidade dos produtos, pois buscamos as melhores marcas. Trouxemos a dispensa eletrônica, e observamos um ganho muito alto no serviço. Começamos também a utilizar o registro de preço, criar as atas e ter estoque junto ao fornecedor ", ressaltou.

Para a gerente, o intuito é de focar nas aquisições não somente sob a ótica reativa, mas passando a enxergá-la de forma proativa. Através desse novo conceito de aquisição, melhorar os processos e procedimentos de forma a melhor atender as demandas da Companhia. “Modificamos quase todos os procedimentos, atualizamos os processos e contratos - principalmente os de produtos químicos que é um dos maiores insumos da empresa -, sendo um ganho interno e para a população, pois estamos atendendo as portarias. Fazemos tudo com estudo, planejamento e parcerias", esclareceu.

"Desde a forma de compras, especificações de material, notificação e penalização de empresas que não atendem e com isso disciplinamos o mercado, pois a partir desse momento passamos a ter fornecedores de maior qualidade. Todas essas medidas resultam na redução de custo, além da negociação dos contratos. Busco a modernização, testando novos produtos e sempre buscando melhorias nos processos", finaliza, Tatiana Franco, gerente de compras e almoxarifado.

almox2

Ações

Pela primeira vez escritos no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento - PNQS, o Centro de Distribuição terá um grande desafio. Para Tatiana Franco tudo que foi realizado até o momento, será visualizado. "Pela primeira vez estamos escritos no PNQS, pois participamos de algumas entrevistas no ano passado e nessa edição estaremos participando. Será um grande desafio e vermos tudo que realizamos até agora. Posso afirmar que nossa qualidade é outra, além de trabalhamos com a motivação dos funcionários. A cada dois meses temos o "Cine GECA", que exibimos filmes motivacionais ou temáticas relacionadas a nossa área, temos também um ponto muito positivo que é o Diálogo Semanal de Segurança – DSS, onde trazemos convidados ou alguém da equipe para explanar sobre determinado tema, ou seja, aproveitamos o potencial de cada um, fazendo com que a participação seja grande. Temos também a Ginástica Laboral que é bem frequentada", disse.

Equipe

Kissia Moraes, auxiliar técnico administrativo, atualizações constantes ajudam o desempenho da equipe e promovem os bons resultados. "A mudança está visível, e tudo o executamos é desafiador, mas temos o incentivo da gestão, que sempre promove cursos para que possamos estar atualizados e adequados. As visitas técnicas são sempre produtivas, pois entendemos também como outras empresas atuam, e o que for importante para nossa equipe, podermos usar como modelo", afirma.

Para Rafael Rodrigues, coordenador do Centro de Distribuição, todos podem participar de forma colaborativa, fazendo com que o setor evolua positivamente. "Tem sido muito satisfatório desenvolver todas as atividades, até porque precisamos manter a questão de humanização no setor e com isso aumentar a produtividade, atender as expectativas da empresa, além de atender a sociedade. Pensamos sempre em ações que possam contribuir para o entendimento de como o Centro de Distribuição funciona. Já passei por outras Companhias mas aqui é extremamente gratificante ter um campo aberto, poder trazer ideias e serem colocadas em prática. A Deso tem esse potencial, onde todos podem participar de forma colaborativa, e isso nos impulsiona. Nos comunicamos diariamente para trazermos mais melhorias. É muito bom poder colocar em prática todo aprendizado e observar os resultados positivos", disse.

Para a estagiária, Ramires de Oliveira Santana, trabalhar em equipe e de forma humanizada contribui para adquirir melhor experiência. "Iniciei recentemente na Deso e a experiência que estou tendo é bastante significativa, não só profissionalmente mas com o contato com as pessoas. A equipe é bem acessível e a opinião de cada um é sempre levada em consideração. Tenho colocado em prática o que aprendi a teoria e isso tem valido muito a pena", ressaltou.

Para Isabela Braz, estagiária do Setor de Compras, a experiência é de grande valor para o conhecimento prático. " Algumas melhorias tem sido implementadas em alguns aspectos com relação aos procedimentos com o intuito de melhor entendimento para todos os envolvidos. Tem sido uma experiência de grande valor para o conhecimento prático, pois consigo ver como tudo acontece, totalmente diferente da teoria. Tenho aprendido muito sobre logística e gerenciamento", afirmou.

almox01

 

Algumas ações implantadas no Centro de Distribuição:

Reuniões – o intuito é aproximar a equipe e trabalhar com as ideias sugeridas.

Cine GECA - exibição de filmes motivacionais ou temáticas relacionadas ao setor.

Diálogo Semanal de Segurança – DSS - convidados ou funcionário para explanar um tema

Visitas Técnicas – conhecer modelos que funcionam e implantar no CD.

Reestruturação e pintura do muro organização e visibilidade.

Implantação da Horta Orgânica – promoção da qualidade na alimentação.

Criação local de algumas aves/Galinheiro – o intuito é promover um almoço frequente para a equipe e consequentemente a interação entre os participantes.

 

almox3

almox4

almox5

almox6

almox7

almox8

almox9

almox11

almox12

almox13

almox14

Segunda, 17 Junho 2019 11:59

Malhador

A Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso informa que na Cidade de Malhador o abastecimento está comprometido hoje (17/06/2019), devido a manutenção corretiva.

A previsão para o restabelecimento gradativo do abastecimento será após as 14 hs. Se os serviços forem concluídos antes do horário previsto, o abastecimento será restabelecido sem qualquer outro aviso.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Assessoria de Comunicação da Deso

Segunda, 17 Junho 2019 11:47

Brejo Grande: povoado Saramém

A Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso informa que está comprometido o abastecimento do povoado Saramém no município de Brejo Grande, devido a uma falha no fornecimento de energia elétrica.

A previsão para o restabelecimento gradativo do abastecimento será após a concessionária de energia elétrica regularizar o fornecimento de energia, e o abastecimento será restabelecido sem qualquer outro aviso.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Assessoria de Comunicação da Deso

Companhia de Saneamento de Sergipe - Deso informa que o abastecimento está comprometido nas cidades de Propriá, Telha, Cedro de São João e povoados, devido a uma falha no fornecimento de energia elétrica.

A previsão para o restabelecimento gradativo do abastecimento será após as 14 hs (17/06/2019) segundo a concessionária de energia elétrica. Se os serviços forem concluídos antes do horário previsto, o abastecimento será restabelecido sem qualquer outro aviso.

A Deso recomenda a utilização econômica da água existente nas caixas d'água e reservatórios residenciais, evitando-se desperdícios.

Casos de emergência e pedidos de serviços podem ser informados pelo telefone 08000790195 com prioridade para creches, hospitais, asilos e demais entidades dessa natureza.

Assessoria de Comunicação da Deso

Calendário

« Junho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

paradas-deso

Acesso a Informação

transp


office365-webmail