Como intuito de disseminar junto aos funcionários e promover a integração entre a Companhia de Saneamento de Sergipe e as instituições participantes, foi realizado no último dia 6, no auditório central, o "1º Encontro Programa Deso Vida",através do setor de Assistência Social da Deso.
O evento que faz parte de um conjunto de ações planejadas para a revitalização do Programa, tendo como princípio o fortalecimento e a divulgação da visão da Deso de "ser reconhecida pela sociedade como uma empresa estatal que presta serviços públicos de qualidade, aliando viabilidade econômica e responsabilidade socioambiental", reuniu muitos funcionários,representantes de algumas instituições participantes, além do diretor de Meio Ambiente e Expansão, José Edson Leite Barreto, diretor de Gestão Corporativa, Haroldo Anderson Déda Filho, e o diretor Comercial e Financeiro da Deso, Wanderlê Correia.
Segundo o diretor Comercial e Financeiro, "evento como esse são importantes para que possamos divulgar para a sociedade, esse serviço que a Deso disponibiliza e que pode fazer, pois é uma empresa pública, e não tem no lucro o seu principal objetivo. O Projeto Deso Vida concede as Instituições Filantrópicas, descontos de até 50% na fatura de água. Os depoimentos que vimos aqui mostram que a Deso está no caminho certo, em também ajudar as instituições que trabalham ajudando a sociedade", afirmou Wanderlê Correia.
Após a apresentação do Coral Cantar das Águas, André Luiz Pereira Oliveira, assessor de Controle Interno e Gestão de Risco da Deso, proferiu a palestra: "AMP 844/2018 e suas implicações para a Deso", e em seguida, Aline de Jesus Lima, assistente social da Companhia proferiu sobre: "O Programa Deso Vida - Responsabilidade Social da Empresa", ao lado de representantes de Instituições presentes.
Para Aline, o evento foi especialmente pensado para integrar as instituições com a Deso, além de firmar alguns compromisso. "É um momento de confraternização. Temos trabalhado em algumas ações de revitalização do Programa Deso Vida, tendo em vista a importância para a empresa e para a sociedade. Ficamos muito felizes com os representantes das instituições que estiveram presentes e a perspectiva é de outras ações nesse sentido em 2019",explicou.
De acordo com Edinildes Ramos de Oliveira, assistente social da Deso, o projeto é uma grande responsabilidade social. "Quando esse projeto surgiu, alguém da gestão teve essa ideia brilhante com o intuito de aproximar a empresa da sociedade, principalmente preocupado com a questão da responsabilidade social. De lá pra cá viemos batalhando para manter e dar sequência. Com a chegada de Aline, a tendência foi alavancar o objetivo de revitalizar. Fico muito feliz com as minhas colegas dinâmicas que trabalham em função dessa ideia e que a tendência é só melhorar", afirmou.
DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA
De acordo Aline, 24 instituições estão participando atualmente. "Hoje são 24, mas nos nossos arquivos aparecem os nomes de 80 instituições no total, que acredito que por troca de gestão, acabam desconhecendo a existência do Programa e não renovam a participação, ou até por própria mudança de atividade da Instituição. Temos feito ações para divulgar o Programa, justamente pela importância para a Deso e principalmente para a sociedade, pois essas Instituições,através de um valoroso trabalho, prestam relevante serviço para a sociedade e temos sempre que articular para propiciar serviços para a população de forma positiva", ressaltou.
INSTITUIÇÕES
Estiveram presentes, representantes da Apae, Antônio Costa Almeida,Diretor-Presidente do Same - Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, José Luciano Nascimento Lima, Diretor-Financeiro da Associação Recanto do Idoso Pedro Paes Mendonça, Legião da Boa Vontade - LBV e a Creche Almir do Picolé. Para Max Santos Guimarães, Presidente da Apae Aracaju, eventos como esse são de suma importância.
"A Deso comemora um Projeto que ajuda mais de 20 instituições e que com certeza vai ampliar mais para outros que precisam. O Deso Vida tem um significado muito importante e primordial para todos. Cuidamos de pessoas e temos um consumo grande, e com esse benefício na conta da água, é gratificante e de certa forma uma doação. Em nome da Apae Aracaju, agradeço a Deso, por ser nossa parceira e que esse Projeto perdure muito mais ajudando aos que precisam", enfatizou.
De acordo com Vânia Bandeira, relacionamento Institucional da LBV, fazer parte do Deso Vida neste momento é muito importante pra Legião da Boa Vontade. "É um Projeto que soma muito a nossa instituição e temos mais possibilidades em investir o que estaria sendo consumido em água, no próprio benefício para as crianças,adolescentes e idosos. A Deso está de parabéns em ajudar as instituições que sobrevivem em sua maioria de doações. A LBV agradece pela oportunidade em estar participando do projeto e que ele permaneça e se expanda. Que outras empresas possam seguir esse modelo.
CONHEÇA O DESO VIDA
O Programa de Apoio às Entidades Assistenciais Sem Fins Lucrativos,mais conhecido como "Deso Vida", criado em 2002, tem o objetivo de propiciar a regularização de débitos existentes e contribuir para a manutenção de adimplência das instituições participantes, através da adoção de tarifas diferenciadas. Para tanto, as instituições devem preencher alguns requisitos de elegibilidade, conforme estabelecido no regulamento próprio do Programa.