22/03/2024 16:37 Verônica Moura Dos Santos André Alcântara

Deso participa de evento em homenagem ao Dia Mundial da Água na Câmara Municipal de Aracaju

Funcionários da empresa destacaram importância do uso consciente da água e da necessidade de preservação do meio ambiente

Nesta sexta-feira, 22, no Dia Mundial da Água, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) esteve presente no evento ‘22 de março: um olhar atento à importância da água’, realizado pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para discutir temas relacionados à área no estado. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção para temas essenciais envolvendo os recursos hídricos.

A ação contou com a participação do coordenador de Preservação de Mananciais e Segurança de Barragens da Deso, Luiz Carlos Souza Silva, e do coordenador de Educação Ambiental da Companhia, José Jorge. “O uso consciente da água vai fazer com que essa geração atual não transmita para a próxima geração a escassez. E preservar o meio ambiente também é fundamental nesse processo”, ressaltou Luiz Carlos, lembrando do projeto ‘Deso + Verde’, que já distribuiu mais de 120 mil mudas de árvores gratuitamente à população.

Ele explicou que a vegetação desempenha papel crucial na preservação dos mananciais de água, contribuindo para uma melhor qualidade e maior volume do recurso. “Só assim a gente vai conseguir diminuir inclusive o impacto do aquecimento global, diminuir o impacto desse calor enorme que estamos sentindo, especialmente no litoral. É preciso estar alerta, e foi por isso que o Dia Mundial da Água foi criado”, frisou Luiz Carlos.

Responsabilidade

Durante o evento, José Jorge destacou o comprometimento da Deso em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – em especial o ODS 6, que diz respeito à garantia de disponibilidade e gestão sustentável da água e de saneamento para todos –, além do empenho da empresa em estar de acordo com o que manda o Novo Marco Regulatório do Saneamento. Ele evidenciou, também, que ações simples da população podem fazer muita diferença ao meio ambiente e aos recursos hídricos.

“O consumo responsável de água precisa ser uma prática constante, e isso passa por uso consciente de energia elétrica, pois a maior parte da nossa matriz energética é composta por hidrelétricas, então, é preciso que a gente se sensibilize, pois a preservação da água é uma urgência”, afirmou o coordenador de Educação Ambiental da Companhia, que é instrutor do ‘Saneamento Expresso’, programa de educação ambiental itinerante que conta em detalhes todo o ciclo do saneamento.