01/04/2024 12:46 Verônica Moura Dos Santos

Colaboradores da Deso participam de treinamento para melhor atendimento à população

Iniciativa teve objetivo de desenvolver apresentações técnicas a respeito do serviço ao consumidor

O compromisso da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) com os sergipanos vai além do fornecimento de água tratada em volume adequado e da captação e tratamento de esgoto, e passa também pelo atendimento de qualidade aos seus clientes, dotado de agilidade, resolutividade, clareza, eficiência e profissionalismo. E foi para continuar a aprimorá-lo que a empresa promoveu um treinamento com atendentes da Região Metropolitana de Aracaju.

De acordo com a gerente de atendimento da Grande Aracaju da Deso, Kelly Cristina Santos Lino, a atividade foi composta por apresentações técnicas focadas no aprendizado comportamental do serviço ao consumidor, e dinâmicas ativas com os colaboradores. “O intuito dos exercícios não foi somente fazê-los sentir as sensações dos clientes, mas também dividir as necessidades pelas quais eles passam”, explicou.

Fizeram parte do treinamento 37 atendentes e supervisores terceirizados da Companhia e quatro coordenadores de lojas da Deso da Região Metropolitana. Uma das participantes da iniciativa foi a supervisora de atendimento Elizangela Marques da Silva, que destacou a contribuição do treinamento para o exercício de sua função na empresa, além de, segundo ela, ser uma evidência da preocupação da Deso com a qualificação profissional de quem compõe os quadros da companhia.

“Isso vai ajudar quanto à maneira que atendo o outro, na escuta, na fala, no comportamento um com outro, seja colega de trabalho, chefes ou clientes, na maneira de analisar as situações que aparecem, de como se sair de forma educada e precisa, sem ferir os procedimentos solicitados pela empresa. Também é uma forma de valorizar o funcionário, qualificando-o para exercer sua função na empresa e lhe preparando para o futuro”, disse.

Aprimoramento

Kelly também ressaltou a relevância do curso realizado, chamando a atenção para o fato de os atendentes serem os responsáveis por estabelecer a ponte entre os serviços da Deso e a população. “A impressão que deixa para o cliente sobre a Companhia, é a que fica. Então, o atendimento deve ser de excelência, e a qualificação dos colaboradores é fundamental para esse resultado. A imagem da Deso é passada primeiramente por esses colaboradores”, frisou.

O treinamento foi ministrado por Valéria Gomes Bezerra, comunicóloga, jornalista, psicopedagoga, e mestranda em Ciências da Educação. Ela tem experiência como professora universitária e da Escola de Governo, na Secretaria de Estado da Administração de Sergipe (Sead).